Afinal o que é um primer de maquilhagem?

Na pintura de móveis e paredes é necessário aplicar um primário, para uniformizar a superfície porosa e imperfeita que se vai remodelar. Pois bem, a nossa pele não é diferente. A tez do rosto está repleta de pequenas imperfeições – borbulhas, a manchas, brilhos excessivos, zonas sem luz, poros, pontos negros e vermelhidões – sendo por isso semelhante à parede rugosa e porosa que, para absorver a tinta, deve ser uniformizada antes. A tinta que usamos no rosto é maquilhagem e para que esta adira na perfeição à nossa pele devemos usar um primer.

Este produto é aplicado depois da rotina cosmética (limpeza, tratamento concentrado, hidratação e tratamento localizado) e antes da base de maquilhagem. O que um primer faz é preparar a pele para a maquilhagem, dando-lhe um boost de hidratação e uniformizando a pele.

Os primeiros primers a aparecerem no mercado eram geralmente transparentes e tinham um acabamento matificador, sendo ideais para as peles mais oleosas. Este tipo de produto ainda é muito comum e é uma excelente base de maquilhagem, sobretudo para os looks mais sofisticados em que se aplica uma maior quantidade de produtos que devem durar várias horas – é uma boa escolha para usar em ocasiões especiais.

Alicia Keys foi um dos rostos da tendência no make up em 2016. Depois da capa do CD apareceu em revistas e eventos sociais sem maquilhagem, mas de certeza que tinha um bom primer.

Uma das grandes tendências de maquilhagem dos últimos anos tem sido o look natural, em que um rosto luminoso é fundamental. Com os olhos postos nesta tendência surgiram vários primers com a finalidade de iluminar a pele. O acabamento é precisamente o oposto do produto que falamos anteriormente. Este tipo de produto tem uma consistência muito mais fluida e normalmente é composto por partículas luminosas, que vão do dourado ao rosa. Quando aplicado na pele dá um efeito nacarado imediato que, com incidência da luz, reflete muito mais luminosidade. Este tipo de produto é indicado para os looks mais naturais, podendo ser aplicado apenas em zonas específicas ou em todo o rosto. Esta é uma boa aposta para dar um ar mais fresco de forma instantânea ao rosto e por isso é produto que pode ser usado praticamente sem mais maquilhagem nenhuma.

Por último, chegamos ao primer que é um verdadeiro toque de magia: não é mate, nem iluminador, mas é hidratante e tem um efeito tensor imediato. Este produto é pensado para pele com perda de elasticidade e algumas rugas, aliviando de forma imediata os sinais da idade. Não tem um efeito milagroso, as rugas vão continuar lá, mas faz um pequeno lift que elimina o aspeto cansado rapidamente.

Estes três tipos de produto têm em comum serem preparadores de maquilhagem e acredite que fazem a diferença. Não são uma peça indispensável na rotina de beleza um maquilhagem, mas são uma mais valia para todas as mulheres.

Veja na nossa galeria alguns dos melhores primers disponíveis no mercado.

Saiba qual é o blush certo para si

App de beleza permite experimentar várias colorações virtualmente