Afinal, onde é que elas estavam no 25 de Abril de 1974?

Nas ruas, a sair da clandestinidade ou da prisão política, a lutar pela liberdade e pela igualdade. Sobre as mulheres de Abril estes são apenas três dos inúmeros relatos e histórias femininas daquele acontecimento histórico que ainda estão por contar, num episódio da História em que os homens foram quem mais deu a cara.

As mulheres estiveram nas batalhas, mas também nas comemorações: distribuíram cravos, esperaram por maridos e filhos que saíam das prisões e regressavam do exílio, seguraram bandeiras e palavras de ordem na hora de lutar pelos seus direitos. Estes são apenas alguns dos momentos que as imagens de arquivo do Diário de Notícias guardaram das mulheres que estiveram na revolução, a 25 de abril de 1974, e que pode rever na galeria acima.

Como é que as mulheres viveram o 25 de abril de 1974?

Mais de quatro décadas depois desse acontecimento que mudou, para sempre, a vida dos portugueses e a antes de se participar em qualquer celebração evocativa da data (são inúmeros as iniciativas que se espalham pelo país), reveja estes fragmentos e lembre-se por que está, ainda hoje, de cravo ao peito ou na mão.

E como nem todas as lutas estão ganhas, sobretudo para as mulheres, pergunte-se por que é que deve continuar a usar a flor e para que fim. Entretanto, recorde o que as deputadas sublinharam esta manhã, na sessão solene no parlamento, e o que pediram para que mudasse na realidade das portuguesas.

Imagem de destaque: Arquivo DN

Mulheres madeirenses têm menos direitos do que as outras portuguesas

Mulheres no centro das comemorações do 25 de Abril