Afinal, quanto se ganha no Festival da Canção?

50987476407_0b9439b752_c
[Fotografia: Divulgação]

Carolina Deslandes levantou o véu e a questão: a cantora de um dos temas a concurso na final do Festival da Canção, que se realiza este sábado, 6 de março, às 21.00 horas, na RTP1, revelou que este certame da estação pública abre, em pandemia, palco a “compositores e artistas”, a “canções novas” e “paga” bem.

“Ganha-se dinheiro com o festival. Não sei se é suposto dizer isto, mas ganha-se. É bem pago e ainda bem, porque o nosso setor está mal e toda a gente sabe. Isto de ser celebrado de forma paga e digna numa montra como esta é maravilhoso”, afirmou após ter garantido a passagem do tema Por Um Triz à final.

Mas, afinal, quanto se ganha? O regulamento do concurso nada diz sobre os pagamentos a intérpretes e sempre que eles se apresentam em palco. Refere ainda que todos os direitos de exibição e divulgação ficam nas mãos da estação pública, à exceção dos direitos de autor.

Porém, sobre a recompensa final há valores. “O prémio para a canção vencedora será a participação do(s) intérprete(s) no ESC 2021, em Roterdão, nos Países Baixos, com deslocação, estadia e alimentação incluídas. O prémio para a composição da música e para a autoria da letra será de € 1.500,00 (total)”, lê-se no documento que estabeleceu as regras para a edição de 2021.

Os cantores deverão ainda, “na semana imediatamente a seguir ao Festival da Canção 2021, reunir com a RTP para definição detalhada da estratégia de participação no European Song Contest 2021, bem como realizar uma sessão fotográfica e eventual gravação de videoclip, ambos para promoção da imagem da canção no ESC 2021. Poderá ainda ser necessário regravar a versão do tema a apresentar no ESC 2021, bem como gravar uma nova performance da canção ao vivo”, refere.

Nas semana seguintes, deverá haver disponibilidade para “realizar um número a definir de ensaios, bem como eventuais provas de roupa e de outras questões de imagem que se julguem necessárias, em concertação com o autor”.

O vencedor deverá garantir disponibilidade total nas duas semanas que antecedem a Eurovisão que, recorde-se, vai ter lugar em Roterdão, nos Países Baixos, a 22 de maio de 2021. Mesmo que o concurso não se celebre, devido à pandemia e restrições de viagens, a organização João deixou claro, ao contrário do que sucedeu no ano passado, que a final irá mesmo ter lugar.

Recorde-se que os dez temas que vão disputar a final no sábado já estão a votação do público e podem ser revistas antecipadamente aqui. A noite do direto irá contar com a participação de Cláudia Pascoal e Dino d’Santiago.