Vai estar frio até sábado, mas há malhas quentinhas a menos de €20

frio istock
[Fotografia: iStock ]

Já se nota. A manhã de quinta, 14 de novembro, arrefeceu a sério, o vento acelerou e gelou, e já não dá para sair de casa sem três camadas de roupa ou com um casaco robusto por cima de uma malha. Para fazer frente ao frio, veja algumas das propostas que pode encontrar nas lojas a menos de €20.

O Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA) avisa que as temperaturas baixas vêm para ficar – ou não fosse o frio começar a ser o prato do dia nesta época do ano – pelo menos até sábado.

Uma descida brusca da temperatura que está relacionada com a entrada de uma massa de ar muito frio, ar polar, que vem de norte, da Irlanda.

Domingo espera-se que a sensação térmica volte a aquecer, mas até lá serão menos 8 graus nas temperaturas máximas e 2 a 4 graus nas mínimas. “Estamos a falar de máximas da ordem dos 13 a 16 graus no litoral e 5 a 7 graus no interior. O valor mais baixo será na Serra da Estrela e em Bragança”, afirma Ângela Lourenço, meteorologista do IPMA à Lusa.

“A partir de domingo os valores da temperatura vão subir, mas não para os valores que temos tido nos últimos dias. [contudo] serão mais elevados do que durante este episódio de tempo frio que teremos nos próximos dias”, indicou.

Por causa do mau tempo, o IPMA emitiu aviso amarelo para sete distritos do continente (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa) por causa da agitação marítima que passará a laranja na quinta-feira, prevendo-se ondas com 5 a 7 metros.

“Vamos ter também aviso amarelo de vento. O vento vai atingir principalmente as terras altas do litoral norte e centro com rajadas de 80 a 110 quilómetros por hora na região da Serra da Estrela. Teremos também aviso amarelo de queda de neve nas terras do interior norte e centro, em cotas acima dos mil metros”, referiu.

A neve, segundo o IPMA, deverá cair nas serras do Gerês, Montemuro, Montesinho, Marão e Estrela.

Delas com Lusa