Agente “Clarice” está de volta aos ecrãs 30 anos depois: estas são três mulheres com vocação para investigar

clarice
Fotografia: Instagram

m 1991 que a atriz, hoje com 58 anos, Jodie Foster, interpretou Clarice Starling, agente especial do FBI, e que lhe valeu o seu segundo Óscar na carreira. Trinta anos depois da estreia de “O Silêncio dos Inocentes”, Clarice está de volta aos ecrãs.

O filme lançado nos anos 90 parecia ter fechado um ciclo. Tanto pelo facto do projeto ter conseguido um enorme sucesso, com a conquista dos principais Óscares – Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Ator e Melhor Atriz -, como por Hannibal Lecter, interpretado por Anthony Hopkins, se ter despedido de Clarice Starling.

Até hoje o filme serviu várias prequelas e sequelas, assim como de inspiração para thrillers criminais, mas a série da Fox será a primeira focada na vida da jovem detetive, Clarice.

Os episódios terão como um dos focos principais a história pessoal da agente do FBI quando voltou à vida policial em 1993, um ano após os acontecimentos de “O Silêncio dos Inocentes”.

Os dramas do passado que assombram Clarice

Em todos os episódios, com cerca de uma hora de duração, Starling vai tentar resolver casos diferentes, ainda que exista, sempre, uma investigação contínua.

Todavia, a protagonista vive, ainda, atormentada pelo caso de Hannibal Lecter, ex-psiquiatra forense e assassino em série, que a atormentou a nível pessoal, e que resultou em stress pós-traumático. Lecter não vai estar presente na narrativa, ainda que vá ser crucial no percurso de Clarice.

Logo no primeiro episódio, a protagonista é retirada do laboratório de Ciência Comportamental para investigar uma série de novos assassinatos. Tal facto vai levar Clarice a ter de provar aos seus colegas que tem capacidade para trabalhar nos casos, mesmo que todos duvidem.

Além disso, a série retrata o ambiente de uma mulher, nos anos 90, debruçada sob crimes e investigações, algo que, na altura, era ainda deixado para os homens.

Quem é, afinal, Clarice?

“O Silêncio dos Inocentes”, dirigido por Jonathan Demme, nasceu da inspiração numa série de livros do “Universo Thomas Harris”. O enorme sucesso junto dos críticos e dos amantes de thrillers fez com que a agente “Clarice” fosse interpretada por várias atrizes.

Jodie Foster (Clarice 1991)

Fotografia: Instagram

Interpretar Clarice, em 1991, valeu a Foster o seu segundo Óscar da carreira, logo após a sua estreia no mundo dos galardões, em 1988, com “Os Acusados”. Além disso, conseguiu o prémio de Globo de Ouro (1992) e o BAFTA (1992).

Atualmente, tem 58 anos e é considerada uma das maiores atrizes da sua geração.

Julianne Moore (Clarice 2001)

Fotografia: Instagram

Moore interpretou a agente do FBI no filme Hannibal (2001), uma sequência de “O Silêncio dos Inocentes”, dirigido por Ridley Scott. Ao contrário do sucesso conseguido com o filme anterior, os críticos afirmaram que Julianne e Hopkins não tinham química, algo que comprometeu o bom resultado do projeto.

Atualmente, a atriz tem 60 anos, dos quais 35 são de carreira. Casada há 17 anos com o diretor Bart Freundlich e mãe de dois filhos, a atriz é também escritora infantil de best sellers, mas não fica por aqui. Moore é um ícone da moda, já tendo desfilado para a Chanel e estando várias vezes associada à Bulgari, e posiciona-se enquanto ativista feminista e pelas causas LGBT+ .

Rebecca Breeds (Clarice 2021)

A protagonista do novo lançamento da Fox é um rosto conhecido pelas suas participações nas séries “Pretty Little Liars” e “The Originals”.

A atriz, natural da Austrália, tem 33 anos e desde os três que afirmava querer seguir representação. Interpretar Clarice tem sido a concretização de um sonho, mas a forma como descobriu que conseguiu o papel foi “atípica”:

“Estava com o meu marido a conduzir para Malibu, até que nos sentamos num café. Dois minutos depois o telemóvel tocou e eram os co-criadores da série, Alex Kurtzman e Jenny Lumet. Peguei no telemóvel e depois de um silêncio enorme, apenas ouvi ‘Olá, Clarice’. Não conseguia acreditar”, contou à revista People.

Além de Clarice, a nova série conta com Catherine Martin (Marnee Carpenter), a última vítima de Buffalo Bill, e a sua mãe Ruth Martin (Jayne Atkinson).

Pode ver Clarice todas as segundas-feiras pelas 22.15 H no canal Fox.

Fique com o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=sLyAGkemgfA