Agora é que é! Dietas para perder peso, segundo a ciência

Dicas perder peso lifestyle saúde
[Fotografia: Alex McCarthy/Unsplash]

Já tentou várias dietas e até agora não viu resultados? Estas dicas vão ajudá-la a perder peso, segundo sustenta a ciência.

Comece por levar um regime alimentar à base de comida mediterrânea porque traz benefícios para sistema imunitário, reduzindo a probabilidade de ter ataques cardíacos, AVC ou diabetes.

Especialistas descobriram, através de um estudo realizado em abril, que as pessoas que têm este tipo de alimentação acabam por melhorar o seu processo cognitivo, refere o site Inverse, que foi publicando matérias da especialidade ao longo de 2020.

Existe uma outra análise que revela que este regime alimentar acelera o metabolismo e melhora o sistema cardiovascular. Ao adicionar peixe a esta dieta estará a contribuir, segundo o mesmo site, para reduzir o risco de morrer cedo.

Ao ingerir regularmente peixe, os especialistas adiantam que este alimento ajuda a combater Alzheimer, diabetes, cancro colorretal e do peito, obesidade e depressão. No entanto, não chega.

Cortar na comida processada também é importante. Isto porque quem ingere mais este tipo de alimento tem uma maior probabilidade de morrer, seja de que causa for, segundo um estudo realizado por Marialaura Bonaccio, publicado em dezembro.

Para os que gostam de açúcar está na altura de começar a cortar. “Evitar uma dieta com muito açúcar é uma opção para prevenir a inflamação do sistema digestivo e outras inflamações”, disse a equipa que realizou o estudo.

O açúcar está ligado ainda a doenças como a obesidade, problemas com o colesterol, pressão alta, entre outros.

Deve apostar em alimentos com muitos nutrientes como peixe, cereais, vegetáveis e fruta. De acordo com um estudo feito a 10 mil pessoas, estes alimentos combatem a depressão.

Já ao adicionar mais proteína ao regime alimentar vai fazer com que se sinta mais satisfeita, com mais energia e disponível para o dia-a-dia, tal como conta um estudo divulgado em novembro.

Caso consiga ingerir mais plantas, faça-o, porque, segundo esta pesquisa, vai estimular positivamente o sistema imunitário. Amoras, espinafres e abacate também contribuem com bastantes nutrientes.

Recorde-se que muitas dietas falham porque as pessoas não consomem vitamina E, A, zinco, proteínas e gorduras essenciais.

Para auxiliar na dieta tem de fazer exercício físico. Treinar vai ajudar a queimar calorias, a acelerar o metabolismo, a construir músculo e a combater os sintomas de depressão.

Durante o treino, o especialista Grant Lipman conta à Inverse que se deve beber água quando se tem sede e comer um lanche salgado para equilibrar os niveis de sal do corpo.