Água de arroz: Tudo o que precisa de saber antes de utilizar este produto

iStock-1021644226 (1)
[Fotografia: iStock]

A Internet está cheia de conselhos sobre como pode fazer com que o cabelo cresça de forma mais rápida. Na verdade, há celebridades que já revelaram alguns truques, mas se gosta de tratamentos capilares mais naturais, então a água de arroz é perfeita para si.

“O uso da água de arroz é um ritual de beleza anedótico, mas de longa vida, na cultura asiática antiga”, diz a tricologista Bridgette Hill à revista Cosmopolitan, acrescentando que “os entusiastas da água de arroz acreditam que esta desembaraça os cabelos, torna os fios mais macios e brilhantes e deixa os cabelos mais longos“.

Mas será que este método funciona para todos? Veja agora tudo o que precisa de saber antes de decidir usar água de arroz.

A água de arroz para o cabelo funciona?

Segundo o que a dermatologista Morgan Rabach disse à Cosmopolitan, a água de arroz – o líquido obtido após a imersão ou o cozimento do arroz – é preenchida com nutrientes como aminoácidos, inositol, vitaminas B e E, minerais e antioxidantes. Portanto, “teoricamente”, deve ter alguns benefícios para o cabelo.

Mas como já se sabe, apenas porque algo funciona para uma pessoa não significa que funcionará para outra. Dependendo do tipo de cabelo, textura, estilo de vida, hábitos de penteado, dieta e genética, Bridgette Hill afirma que os resultados que o uso de água de arroz têm no cabelo variam muito.

Quanto tempo demora o cabelo a crescer com a água de arroz?

De acordo com as duas especialistas, não há evidências científicas ​​de que a água de arroz promova o crescimento do cabelo, apesar das alegações anedóticas. “Não houve grandes estudos controlados para apoiar as alegações de que a água de arroz ajuda no crescimento do cabelo”, explica Morgan Rabach.

Quais são os efeitos colaterais da água de arroz no cabelo?

Embora possa encontrar várias pessoas a favor do uso de água de arroz no cabelo, encontrará tantas outras que tiveram resultados menos positivos, incluindo o acúmulo de células mortas no couro cabeludo, sobrecarga de proteínas na cutícula do cabelo, ressecamento e quebra.

Embora Morgan Rabach diga que não há nada científico para apoiar certos tipos de cabelo a usar ou evitar a água de arroz, Bridgette Hill aconselha algumas pessoas a usarem este produto com cautela. Como o amido pesado da água pode levar à fragilidade e quebra ao longo do tempo, as pessoas com cabelos finos, não devem arriscar o uso da água de arroz.

“A água de arroz cria um acúmulo de proteína no cabelo que pode causar secura extrema e danificar rapidamente”, alerta Bridgette Hill.

Como fazer água de arroz?

Há cerca de um milhão de receitas diferentes online para experimentar. Se as histórias que ouviu são convincentes o suficiente para tentar usar o produto, pode facilmente fazê-lo em casa. Morgan Rabach sugere adicionar quatro vezes mais água que arroz, ferver e forçar para obter a água.