Água micelar: poupe tempo e fique bonita

É uma das expressões que, nos últimos tempos, entrou e fixou-se no léxico da beleza. E deve mesmo, afinal, entrar também na rotina diária. A explicação para tal prende-se com os benefícios que a água micelar acarretam. Dotado de uma tecnologia fora do comum, este produto não faz milagres pela nossa pele, mas quase. Não é um gel de lavar o rosto, não é um tónico, nem um líquido de limpeza. O que é, afinal, este aliado ‘mistério’ da beleza?

Composto por pequenas moléculas de óleo de limpeza suspensas em água – as chamadas micelas – este produto “serve para limpar, desmaquilhar e tonificar a pele do rosto” (sim, tudo ao mesmo tempo!), explica a maquilhadora Francisca Bairros ao Delas.pt.

[Imagem: Instagram Francisca Bairros]
Para além de tornar a rotina mais rápida, sendo ideal quem não tem muito tempo para cumprir todos os passos do ritual de beleza diário, a água micelar, adequada a todas as idades, tem ainda outra vantagem: respeita todos os tipos de pele (mas, claro, há que selecionar a que melhor se ajusta às características da sua tez).

Desenvolvida nos anos 90 do século passado, em Paris, França, esta tecnologia foi criada para ajudar os parisienses a evitar a lavagem do rosto com a água da torneira, por ser considerada demasiado ‘agressiva’ para a pele, relata o site de moda e tendências Refinery29.

“São ótimas [águas micelares] como alternativa à limpeza tradicional”, sublinha a dermatologista Julie Russak, citado pela mesma publicação. “Aplique-a [água micelar] num disco de algodão e passe-a sobre a pele e as pálpebras, não é necessário enxaguar”, explica.

Como aplicar?

Este é um produto multifunções que, num só gesto, limpa, desmaquilha, tonifica e ainda acalma a pele. Na hora de recorrer a ele, há que ter atenção a alguns truques. A água micelar “deve ser aplicada nos discos de algodão e depois limpar todo o rosto [com pequenos toques e sem pressionar] “, explica Francisca Bairros. No final da aplicação, não há necessidade de passar o rosto por água. A água micelar deve ser aplicada duas vezes por dia, de preferência, de manhã e à noite, antes de se deitar.

São várias as marcas que integram a água micelar nas suas linhas de cuidados de rosto, como é o caso da Nivea, da Garnier ou da L’Óreal. Porém, a Bioderma foi a primeira marca em Portugal a apostar neste tipo de produto de beleza. A insígnia francesa de cosmética disponibiliza atualmente várias versões de águas micelares: para peles sensíveis e intolerantes, para peles desidratadas e para peles mistas a oleosas.

É de mencionar ainda que, para além da água micelar ‘comum’, existe ainda a bifásica. A diferença entre elas? A primeira, é ideal para limpar a pele, removendo a maquilhagem mais leve, já a segunda, por contar com uma fórmula de duas fases, é indicada para tirar produtos de mais pesados e de forma mais eficaz. Antes de utilizar a água micelar bifásica, “deve agitar o produto, para que as duas fases se misturem”, sublinha a maquilhadora.

Para que possa incluir este produto de beleza na sua rotina diária, deixamos-lhe na galeria de imagens (acima) uma seleção de águas micelares, de várias marcas e para diferentes tipos de peles. Espreite o vídeo explicativo abaixo para ficar a conhecer um pouco melhor como funciona esta tecnologia.

a carregar vídeo

Imagem de destaque: Shutterstock

Unhas: os tons mais ‘in’ desta primavera

Maquilhagem simples e de contraste para realçar negro quase total