Agustina, Amália e Natália numa coleção de biografias apresentada hoje

amalia
Fotografia: AP Photo/Armando Franca

A editora Contraponto apresenta esta sexta-feira, 4 de janeiro, uma nova coleção de biografias de “Grandes Figuras da Cultura Portuguesa” contemporâneas.

Amália Rodrigues, Natália Correia e Agustina Bessa-Luís são três das mulheres que inauguram esta coleção, que inclui, para já, também volumes dedicados a Manoel de Oliveira, Herberto Helder e José Cardoso Pires.

Trata-se de um projeto extenso no tempo, que arranca agora com as primeiras seis biografias, a serem apresentadas numa cerimónia na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, com a presença dos autores, quase todos ficcionistas, e da ministra da Cultura, anunciou a editora, refere a Lusa.

O objetivo é dar a “conhecer em profundidade personalidades extraordinárias dos séculos XX e XXI”, e, além destas seis figuras, a coleção estender-se-á a outras personalidades, ao longo dos próximos anos. Mas a principal novidade desta coleção é que a maioria das biografias é escrita por escritores.

Assim, a obra dedicada a Agustina Bessa-Luís (nascida em 1922) e é de autoria de Isabel Rio Novo, enquanto Filipa Melo ficou com a responsabilidade de biografar a fadista Amália Rodrigues (1920-1999). Já Filipa Martins ficou encarregue de contar a história da poetisa Natália Correia (1923-1993), enquanto Bruno Vieira Amaral escreveu a biografia do escritor José Cardoso Pires (1925-1998) e Paulo José Miranda a do cineasta Manoel de Oliveira (1908-2015).

 

com Lusa

30 livros que nos conquistaram em 2018