Publicidade Continue a leitura a seguir

Ainda se lembra? Os 22 desenhos animados da nossa infância

1. Heidi. Estreou em Portugal em 1976. “A história de uma menina orfã, que vivia nos Alpes Suíços com o seu avô, até ao dia em que a sua tia a leva, contra a sua vontade, para Frankfurt, para ir fazer companhia a uma menina deficiente, cujo pai se encontra ausente, por motivos profissionais. Enquanto o avô procura desesperadamente pela sua neta Heidi, muitas serão as desventuras pelas quais ela terá de passar...” (RTP)
2. As Aventuras de Tom Sawyer. A série estreou em Portugal em 1981 na RTP. Baseado no livro de Mark Twain, Tom Sawyer é um rapaz traquina que desde a morte dos pais vive em casa da tia Polly, em S. Petersburgo, com o irmão mais novo, Cid. Tom Sawyer, que não gosta de ir à escola, vive inúmeras aventuras com o amigo Huckleberry Finn, que foi abandonado pelo pai.
3. Ana dos Cabelos Ruivos. Estreou em Portugal em 1987. Ana é uma menina de 10 anos que vive com os pais adotivos, Matias e Marília, em Green Gables, perto da pequena cidade de Avonlea. "Ela é terrivelmente romântica e possui uma imaginação viva. Apesar de ser temperamental, Ana é uma criança leal, generosa, polida e sincera, mas por vezes as suas emoções levam-na a meter-se em sarilhos” (RTP)
4. A família Robinson. Estreou em Portugal em 1988. Conta a história de Flora e da sua família, que naufragaram e foram parar, numa jangada, a uma ilha deserta.
5. Marco. Estreou em Portugal em 1977. Conta a história de um menino pobre que procura a mãe.
6. Dartacão. “Os desenhos animados começaram a ser exibidos em Espanha em outubro de 1982. Chegaram a Portugal e à RTP um ano depois. A série de animação é baseada no livro 'Os Três Mosqueteiros'” (RTP).
7. Candy Candy. Estreou em Portugal em 1983. Candy, que foi abandonada ainda bebé num orfanato, era inseparável de Ana, até que esta última foi adotada por uma família rica e afasta-se. Candy começa a viver uma série de aventuras, com amores e tragédias à mistura. Foi uma série polémica, devido à violência psicológica, que acabou por deixar de ser exibida no nosso país.
8. Abelha Maia. Estreou em Portugal em 1978. Adaptado do livro 'As Aventuras da Abelha Maia', de Waldemar Bonsels, conta a história de uma abelha divertida e curiosa, que prefere as aventuras na floresta à escola. Maia tem como amigos Willy e o gafanhoto Flip.
9. Vickie, o Vicking. Estreou em Portugal em 1974, tendo repetições na década de 80 e 90. Vickie era um pequeno vicking que acompanhava o pai nas suas expedições resolvendo todos os problemas que encontravam pelo caminho.
10. He-Man e os Donos do Universo. Estreou em Portugal em 1986. He-Man, o príncipe Adam e herdeiro do trono de Etérnia, defende, com a sua poderosa espada, o Universo da maldade de Skeletor.
11. Era Uma Vez... a Vida. Estreou em Portugal em 1987. Esta série francesa de desenhos animados conta a história do corpo humano para crianças.
12. Calimero. É a história de um pintainho preto, quase sempre infeliz, que usa a casca de ovo como chapéu. Nada parece correr bem a Calimero. Estreou na RTP em 1987.
13. Estrunfes. São os famosos gnomos azuis criados pelo desenhador belga 'Peyo'. Os desenhos animados estrearam na televisão na década de 1980.
14. Topo Gigio. Em 1981 chegou a Portugal Topo Gigio, o rato amoroso que mantinha conversas com o pianista Rui Guedes, sempre acompanhados por música.
15. Transformers. Estreou em Portugal em 1989. Na verdade foi uma série encomendada pela Hasbro para lançar uma nova linha de brinquedos, robôs que se podem transformar em carros, dispositivos ou animais.
16. As Aventuras do Bocas. A versão portuguesa foi exibida pela primeira vez no início dos anos 1990 na RTP2 e, mais tarde, no programa 'Agora Escolha', apresentado por Vera Roquette. Estes desenhos animados seguiam o dia a dia de um boi, o Bocas, que tinha uma quinta, e do seu melhor amigo, a tartaruga Ted.
17. Scooby-Doo. “Uma série de animação com um velho herói canino, grande e vistoso, conhecido há muitos anos como Scooby-Doo, uma criação da célebre dupla Hanna-Barbera. Scooby soube resistir ao tempo, às mudanças e manter a sua legião de admiradores em todo o Mundo de que esta série recente, recheada de aventuras, mistérios, monstros, fantasmas e muitas trapalhadas, é um grande exemplo” (RTP). Estreou em Portugal no final da década de 1980.
18. Dragon Ball. Estreou em Portugal em 1995, na SIC, no programa Buéréré. “O protagionista de Dragon Ball é Son Goku, um rapaz com rabo de macaco que parte em busca das sete esferas do dragão, as dragon balls, para conseguir fazer aparecer Shelong, um dragão com poder para realizar qualquer desejo. Mas até conseguir encontrar, conquistar e reunir as sete esferas, Son Goku envolve-se em imensas lutas cheias de vilões surpreendentes” (SIC)
19. Tom Jerry. “Tom e Jerry é uma série animada americana de curtas-metragens criada em 1940, por William Hanna e Joseph Barbera. Centra-se sobre a rivalidade, aventuras e tropelias entre os dois personagens principais, o gato Tom e o rato Jerry, e muitos personagens recorrentes” (RTP)
20. Looney Tunes. “Quem não conhece Sylvester, o pobre gato que segue os seus instintos perseguindo a mais ilusória das refeições – Tweety –, ou Bugs Bunny, o simpático e esperto coelhinho, o mais popular de todos os desenhos animados, que escapa sempre ao caçador Elmer Fudd,desarmando-o com a sua frase tão conhecida "What´s up duck?", ou, ainda, Daffy Duck o pequeno pato preto, competitivo, paranóico e neurótico, vítima de injustiças e que passa a vida a protestar?” (RTP)
21. Flintstones. Esta é a história de uma família moderna da idade da pedra, que vive na pequena cidade de Bedrock e que partilha aventuras com o casal vizinho, Barney we Betty Rubble. Esta série foi exibida pela primeira vez em Portugal ainda na década de 1970.
22. Simpsons. A família amarela de Springfield já está na televisão há 26 anos. A série de animação criada por Matt Groening pode até ser considerada uma sátira da sociedade norte-americana.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quais as suas memórias se lhe perguntarem sobre os desenhos animados da Ana dos Cabelos Ruivos, o Marco, a Família Robinson e tantos outros? Quem viveu a infância nos anos 1970, 80 e 90 ficou certamente marcado pela televisão, pelos desenhos animados que passavam nos poucos canais à escolha a RTP1 e RTP2 e, só a partir da década de 1990, a SIC e a TVI.

Sentados no sofá aos sábados de manhã, ainda de pijama e a beber um copo de leite com chocolate. Quantos de nós não o fizeram? Hoje, recordamos esses momentos passando em retrospetiva 22 séries de desenhos animados que se tornaram culto.

Uma viagem ao passado para fazer ressurgir a criança e o sorriso que há em cada um de nós! Veja a nossa galeria de imagens.