Subir

Al-Juhara Sajer, a saudita que dá tutoriais de maquilhagem

Tudo começou há quatro anos. Al-Juhara Sajer, uma jovem saudita de 25 anos, encontrou uma lacuna que viria a transformar-se num negócio. Ao tentar encontrar vídeos no YouTube em árabe no segmento da moda, Sajer ficou frustrada por não ser bem-sucedida. Foi então que decidiu criar o seu próprio canal, JaySajer, que já conta com 340 mil subscritores.

Mas não foi de ânimo leve que a jovem avançou para este projeto, uma vez que estava ciente de que teria de enfrentar a mentalidade conservadora que existe no Médio Oriente relativamente ao papel da mulher na sociedade. Em entrevista ao Buzzfeed, a Youtuber revelou que recebeu comentários negativos por parte do público masculino, tais como “o YouTube não é para mulheres”. E não só. “Diziam que devia estar concentrada no meu papel de dona de casa”, explicou, acrescentando que não quer ficar limitada a esse papel.

a carregar vídeo

No seu canal, Sajer dá tutoriais de maquilhagem e dicas de beleza. Para a jovem, o YouTube vai muito além de uma simples plataforma de partilha de vídeos. “Acredito que muitas jovens acedem ao YouTube porque estão cientes de que têm direitos e que podem mudar as coisas. É uma plataforma onde podemos falar sobre este assunto”, considerou.

Mais do que ensinar alguns truques de beleza, a YouTuber assume ainda outro papel, com uma componente mais sociológica. “Muitas jovens dizem-me que se reveem nos meus vídeos. Faço com que elas se sintam menos sozinhas porque [nos vídeos] eu falo uma língua que elas compreendem”.

a carregar vídeo

Não obstante todos os obstáculos que encontrou e de ter tido inicialmente medo de se expor, Sajer optou por dar a cara nos seus vídeos, embora não dispense o uso do hijab [véu islâmico]. Esta foi a forma que encontrou de aproximar-se de outras tantas jovens que sonham ter uma vida para além daquela que a sociedade lhes impõe.

Por: Márcia Gurgel