Alasca: Glaciares estão a degelar e turistas na região estão a aumentar

glaciar_ shutterstock
[Fotografia: Shutterstock]

Já se fala mesmo em novo mercado turístico numa altura em que o degelo dos glaciares enfrenta o seu rápido desaparecimento. O número de turistas que está a procurar e a comprar viagens ao Alasca, nos Estados Unidos da América, está a aumentar.

O jornal Anchorage Daily News noticiou, no domingo, 2 de junho, que as operadoras de várias empresas de turismo estão a registar um aumento em reservas de viagens de grupos que querem assistir ao recuo do único estado ártico do país. Uma das empresas que desenha estes planos de viagens diz à publicação que “existe mais consciência” da questão do degelo entre os turistas. Visitantes que estão a chegar, sobretudo, da Austrália, China e Índia.

Uma nova revisão dos dados de pesquisas publicada no Jornal da Glaciologia prevê que os 25 mil glaciares do Alasca perderão entre 30% e 50% de sua massa até ao final deste século.

As pessoas querem mesmo ver os glaciares antes que vedem o acesso”, explicou ao jornal Paul Roderick, diretor de operações de Talkeetna Air Taxi. O jornal fala mesmo em “nicho de mercado” que traz pessoas que, segundo aquele operador turístico, “querem saber a que velocidade os glaciares estão a derreter”.

CB com Lusa

Imagem de destaque: Shutterstock

Duas mulheres e uma caravana pela Islândia. Quem disse que as viagens têm idade?