Alerta: Detetados batons para crianças com riscos para a saúde

batons
[Fotografia: Shutterstock]

Para pôr nos lábios a brincar ou para hidratar, parte dos bálsamos infantis disponíveis no mercado nacional podem revelar-se um problema sério para a saúde, sobretudo porque não é rara a ingestão destes cosméticos infantis.

A revista Teste Saúde, da Defesa do Consumidor (DECO), analisou 19 batons infantis à venda em lojas de brinquedos, de acessórios, perfumarias e supermercados e e conclui que a maioria, mais precisamente 13, contém substâncias nocivas para a saúde acima dos níveis mínimos recomendados.

Em cerca de duas dezenas de produtos analisados, a associação revela que apenas dois cumprem condições de segurança por não conterem óleos minerais – ItsImagical da Imaginarium e o Disney Princess disponível nas lojas da Disney – e que outros três apenas devem ser usados a partir dos 6 anos de idade ou em crianças com mais de 22 quilos. Estes incluem uma substância apelidada de MOSH que, apesar de estarem em níveis considerados seguros, podem também acarretar riscos para o bem-estar dos mais pequenos. A DECO alerta para a possibilidade de aqueles hidrocarbonetos saturados de óleos minerais poderem “acumular-se no organismo e causar problemas de saúde”.

Quantos quilos de batom ingerimos ao longo da vida?

Quanto aos restantes, a Teste Saúde alerta para a presença de MOAH (hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais). “Os estudos não estabelecem limites de segurança para os últimos: a simples presença destas substâncias, que podem ser cancerígenas e causar mutações genéticas, torna os produtos desaconselhados”, lê-se no artigo que foi publicado esta terça-feira, 29 de janeiro.

Para lá do frio – que aconselha a hidratantes labiais -, passando pelo Carnaval, época em que o uso de cosméticos nos mais pequenos é comum -, é tempo de olhar e ver quais as escolhas mais acertadas.

Imagem de destaque: Shutterstock

#delasfaz:Testámos quatro batons hidratantes para o frio