Alerta radiação: É altura de proteger a pele e os olhos dos ultravioletas

Vêm aí dias em que não poderá mesmo sair de casa sem garantir a máxima proteção da pele e, não menos importante, dos olhos. Cuidados especiais que devem mesmo ser levados em conta ainda que possa estar à sombra ou mais resguardada.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), todo o território de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam já esta terça-feira, 28 de maio, um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Por isso, aquela entidade começa por recomendar o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

Cuidados e alertas a ter em conta sobretudo porque os riscos de patologias ficam exponencialmente mais altos em dias como estes. Na galeria acima, recorde alguns mecanismos de prevenção deixados pelo IPMA.

Cancro cutâneo aumenta e adolescentes são grupo de risco

Para miúdos e graúdos, sabe-se que a exposição solar excessiva e sem proteção é um dos fatores que mais contribui para o aparecimento de cancro cutâneo. Sendo que o número de pessoas afetadas pela doença tem vindo a aumentar nos últimos seis anos e com elevada percentagem nos adolescentes. E as contas devem fazer pensar, afinal todos os dias aparecem, em média, três novos casos de melanoma.


Proteja também o rosto

Saiba quais os produtos mais seguros e divertidos para os mais novos


Outro dado preocupante sobre este tipo específico de doença oncológica é que apesar de não ser o que tem maior taxa de mortalidade, apresenta uma grande probabilidade de reincidência.

Imagem de destaque: Shutterstock

Se não passar protetor solar nesta parte do corpo aumenta o risco de cancro