Alerta: país em risco “muito elevado” de exposição aos raios UV

criança praia shutterstock
[Fotografia: Shutterstock]

Todo o país apresenta esta sexta-feira, 16 de agosto, risco “muito elevado” de exposição à radiação ultravioleta (UV), avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantando existir maior incidência nos distritos de Évora, Portalegre, Guarda e Bragança.

Nestes distritos, o nível de risco chega ao 10, o segundo mais grave numa escala que vai de 1 a 11, sendo este último considerado “risco extremo”. O resto do continente está, esta sexta-feira, com níveis entre o 8 e o 9.

Os arquipélagos dos Açores também estão em risco “muito elevado”, sobretudo na ilha da Madeira e na ilha Terceira, onde o nível alcança o 10.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê céu limpo, com vento por vezes forte e pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste. As temperaturas máximas vão oscilar entre os 37º em Évora e Beja, e os 23º no Porto e em Aveiro. Nos Açores, as temperaturas vão rondar os 25º a 27º e na Madeira os 27º a 30º.

Protetores solares: Proteja a pele sem abdicar do bronzeado

Se não passar protetor solar nesta parte do corpo aumenta o risco de cancro