Alex Steinherr: “O principal truque de beleza é conjugar os cosméticos mais caros com os mais baratos”

Alessandra Steinherr é uma das personalidades mais poderosas na indústria da beleza, foi diretora de beleza da revista Glamour UK, e hoje é uma das influencers e bloggers de beleza mais reconhecidas do mundo. Alex, como é conhecida nas redes sociais, acaba de lançar uma linha de cuidados de rosto em parceria com a Primark, marca para a qual já fazia consultoria na área da cosmética.

Desta parceria nasceram 20 produtos, divididos em 5 categorias cada uma pensada para um problema especifico: pele desidratada, pele cansada, pele baça, poros congestionados e pele exposta à poluição urbana. Esta coleção de cosmética deixa de lado a categorização de produtos por tipo de pele, promovendo um conceito mais focado nos principais problemas da pele, de forma a tornar a rotina de beleza mais personalizável. Os produtos são todos hipoalérgicos e os preços variam entre os €4 e os €6. Parece um sonho, mas é mesmo verdade como explicou ao Delas.pt, Alex Steinheir.

Como é que desenvolveu esta coleção?

Esta coleção demorou dois anos a criar. Não apenas porque sou chata, mas também porque a Primark me deu todo o espaço e tempo para desenvolvermos fórmulas de raiz, definirmos os produtos ideais, e até desenvolver o packaging ideal, algo simples e apelativo, que ninguém vai querer esconder na sua casa de banho. As ideias para os produtos foram o resultado de anos de pedidos de recomendações dos meus leitores/seguidores, aos quais sempre tentei oferecer soluções boas e acessíveis. Compilei as principais necessidades e foi este o nosso ponto de partida. Acredito que o principal truque de beleza é o mesmo que o de moda, conjugar os cosméticos mais caros com os mais baratos. Sou demasiado exigente e tenho um nome a defender, nunca me associaria a algo que realmente não acredite e não confie na sua qualidade a 100%.

Porque é que a Primark a escolheu para desenvolver uma linha?

Eu já trabalhava com a Primark há algum tempo, sempre em bastidores e na área da maquilhagem, e já tinha questionado porque é que não apostavam em skincare, a resposta na altura foi que os produtos de tratamento de pele não eram o foco da marca. Mas mais tarde lançaram-me o desafio. Sugeriram o desenvolvimento de uma linha de cuidados de rosto, e inicialmente pensei que fosse no mesmo formato de consultoria, mas não, a Primark queria desenvolver um projeto de raiz comigo, ao qual eu desse o meu nome. Eu que adoro desafios, e de surpreender tudo e todos, aceitei logo! Percebi que poderíamos conseguir fazer mesmo a diferença com este projeto!

Uma linha de maquilhagem está nos seus planos?

Continuamos com muitas ideias para o futuro…Não posso revelar nada, mas vão ficar surpreendidos…


Qual é o seu produto preferido desta linha?

Tenho de confessar que a linha Sleep & Spa criei especialmente a pensar em mim, no tipo de produtos que queria para a minha rotina noturna. Mas também já não passo sem The Power Mask da linha Plump & Go e o Hydration on-the-go da linha Maximum Moisture.


Qual foi o produto mais difícil de desenvolver?

Deparámo-nos com as dificuldades habituais de um projeto desta dimensão. Mas com muita dedicação e um excelente trabalho de equipa, tudo se resolveu. Houve sempre uma troca de ideias e conhecimentos muito ativa de ambas as partes. Aqueles produtos com os quais não estávamos totalmente satisfeitos, simplesmente não avançaram, como foi o caso dos cremes com proteção solar. Estou acima de tudo 100% satisfeita e orgulhosa do produto final. Chego por vezes a ficar emocionada por ter conseguido uma coleção de produtos que tem um risco mínimo de alergias pelo facto de não conterem fragrâncias, nem óleos essenciais; em que os ingredientes ativos têm em percentagens verdadeiramente eficazes; sem género, tanto são adequados para mulheres como para homens; sem parabenos, sulfatos ftalatos e 100% Cruelty Free. Esta questão é muito importante, porque não se reflete apenas no produto final, mas em todos os ingredientes que o compõem, e aqui a Primark está absolutamente na vanguarda.

Como é que conseguem garantir qualidade com preços tão acessíveis?

Ao retiramos alguns dos ingredientes que podem provocar alergias, automaticamente reduzimos parte do custo de produção. Para além do que, a Primark não gasta dinheiro em publicidade e os custos em marketing são reduzidos, a questão da distribuição é quase nula uma vez que vendem nas suas próprias lojas e é exatamente a sua escala mundial e número elevado de lojas que ajuda a reduzir ainda mais o custo final.

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