Alexandra Leitão: Das carreiras dos professores ao ministério com a pasta da Igualdade

alexandra leitão GOV
Alexandra Leitão vai assumir o Ministério da Modernização Administrativa e Administração Pública e que até agora tutelava a Secretaria de Estado para Cidadania e Igualdade [Fotografia: portugal.gov.pt]

No histórico recente, Alexandra Leitão liderou as negociações com os sindicatos dos professores sobre o descongelamento das progressões, agora é a escolha do primeiro ministro reeleito António Costa para conduzir os destinos do novo Ministério da Modernização Administrativa e Administração Pública, que tem tido, até agora, a Secretaria de Estado Para a Cidadania e Igualdade.

Com 46 anos, a licenciada, mestre e doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e dirigente socialista transita da Secretaria de Estado da Educação do último governo, pasta na qual lidou ativamente nas negociações do descongelamento das carreiras.

Agora, em novas funções – e uma vez indicada – Alexandra Leitão irá enfrentar as reivindicações dos sindicatos da administração pública, nomeadamente aumentos salariais para o próximo ano e as negociações sobre as carreiras.

Alexandra Leitão tem sido professora auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e foi, entre 2009 e 2011, diretora-adjunta do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros, onde antes desempenhou funções de consultora.

A nova ministra foi também vogal do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República entre 2011 e 2015 e adjunta de gabinete do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do XIII Governo Constitucional entre 1997 e 1999.

CB com Lusa

Imagem de destaque: portugal.gov.pt

Costa propõe mais mulheres e novos ministérios no novo executivo