Mulher de sua palavra: Alicia Keys ao natural no ‘The Voice’

As maquilhadoras da edição norte-americana do ‘The Voice’ têm este ano a sua agenda mais livre. Fiel à postura que adotou há já alguns meses, de recusar o uso de maquilhagem quando se apresenta em concertos ou cerimónias e protagoniza sessões fotográficas ou campanhas, Alicia Keys estreou-se como mentora no ‘The Voice USA’, na noite deste domingo, ao natural.

Ao lado de Adam Levine, Blake Shelton e Miley Cyrus (também ela uma nova jurada no concurso da NBC), a decisão da cantora norte-americana de não usar maquilhagem num programa de televisão – algo raríssimo de acontecer – tem sido, claro está, alvo de notícia e até elogios por parte da imprensa internacional.

A sua postura anti-maquilhagem, recusando ceder à pressão de uma imagem perfeita que o mundo mediático tenta impor às figuras públicas, e que apelidou de uma “revolução”, foi tornada pública em abril. “Não me quero cobrir mais. Nem o meu rosto, nem a minha mente, nem a minha alma, nem os meus pensamentos, nem os meus sonhos, nem os meus esforços, nem o meu crescimento emocional. Nada”, frisou Alicia Keys numa carta aberta publicada no site da atriz e produtora feminista Lena Dunham, o Lenny Letters.

Em junho, a voz de ‘No One’ voltou a cumprir a promessa, ao comparecer à cerimónia de entrega dos prémios BET, em Los Angeles, com muito pouca ou quase nenhuma maquilhagem. De rosto limpo e sorridente, conseguiu ser, mesmo assim, uma das mais elogiadas na passadeira vermelha pela imprensa internacional. O mesmo aconteceu quando atuou na final da Liga dos Campeões, em Milão.

Também este ano, a cantora surgiu na capa da revista ‘Fault’ sem qualquer maquilhagem, exibindo com orgulho as suas sardas e usando o seu cabelo encaracolado ao natural. “Foi a coisa mais forte, poderosa, livre e honestamente bonita que já senti”, confessou, quando viu o resultado da sessão para esta publicação.