Alimentação: dicas para ter umas férias de verão mais saudáveis

iStock-479894122 (1)
[Fotografia: iStock]

Durante as férias de verão, é normal existirem alguns excessos no que diz respeito à alimentação, muito derivado à saída do ambiente diário de stress, trabalho e rotinas. Mas, ainda assim, é preciso prestar atenção ao que comemos já que a alimentação não deve ser um motivo de stress ou preocupação.

É verdade que nas férias temos tempo para aproveitar com a família e os amigos, surgindo com frequência as refeições mais densas e não tão interessantes a nível nutricional.

Do ponto visto calórico, sabe-se que as férias são uma fase desafiante para atingirmos ou continuarmos o nosso objetivo, principalmente se estivermos a falar de uma perda de peso ou a sua manutenção.

Mas existem estratégias que pode pôr em prática em alguns dos dias das férias, para evitar prejudicar todo o esforço feito fora deste período, para atingir os objetivos, no que diz respeito à forma física.

Assim, a nutricionista Catarina Sofia Correia deixou algumas dicas do que pode fazer para controlar a sua alimentação durante o período de férias.

Variar a alimentação

Contrabalançar a maior densidade calórica de algumas refeições, com outras mais leves – por exemplo, ter um almoço mais “livre” onde tem uma refeição de acordo com a sua vontade, podendo utilizar o jantar, como um meio de compensação, fazendo uma refeição maioritariamente à base de sopa, saladas frescas, ricas em hortofrutícolas.

Fazer lanches

Faça um lanche antes de cada refeição “livre”. Comer uma a duas peças de fruta, um punhado de frutos secos ou até mesmo um ovo cozido com o objetivo de promover alguma saciedade, faz com que, no momento em que houver a refeição nutricionalmente mais calórica, o apetite não seja tão elevado.

Fazer exercício físico

Se for uma pessoa que gosta de ser ativa, com uma prática de atividade física regular durante o ano, não abdique completamente deste hábito durante o período de férias. Desta forma poderá beneficiar de mais um fator de equilíbrio entre a ingestão e o dispêndio energético diário.

Prefira refeições caseiras

Desta forma vai conseguir controlar as porções consumidas, os alimentos utilizados e os seus temperos como o sal, açúcar ou molhos adicionados de forma desnecessária ou em quantidades exageradas.