10 alimentos que afastam a preguiça

Se pensou logo no café saiba que não o incluímos na lista. Primeiro porque não é um alimento e segundo porque optámos apenas pelos alimentos saudáveis, saborosos e fáceis de encontrar. Com o compromisso (claro) de afastarem a preguiça e darem energia para as tarefas do dia-a-dia. Parece bom de mais para ser verdade? Confira.

Começámos por descobrir de onde vem a energia – só assim conseguimos saber que alimentos ingerir: “A forma mais fácil do nosso corpo obter energia é ao adquirir hidratos de carbono”, afirma a especialista em nutrição Joana Moura, no livro Simples e Saudável. Esta é pelo menos a forma mais sã, porque o organismo pode funcionar com dois tipos de energia: a obtida através de hidratos de carbono e a que vem da gordura. “Na maior parte do tempo, o corpo utiliza as duas fontes mas normalmente uma sobrepõe-se à outra, consoante os alimentos predominantes na nossa alimentação”, indica ainda Joana Moura.

O truque é então preferir o consumo de alimentos maioritariamente compostos por hidratos de carbono – como massa, arroz, batata e pão –, e evitar aqueles que oferecem hidratos de má qualidade e demasiados açúcares refinados – como comida fast food, bolos e chocolates com baixos níveis de cacau.

“Na verdade, hoje há muitos hidratos de carbono disponíveis, mas como para todos os nutrientes que consumimos é importante saber escolhê-los, não só em quantidade mas principalmente em qualidade”, explica a especialista. E, por isso mesmo, indica que o melhor é optar por vegetais, fruta da época, sementes e frutos secos – alimentos não refinados, com uma carga glicémica reduzida, mas muito ricos em nutrientes.

Para facilitar a tarefa reunimos (na galeria acima) os melhores dos melhores. A partir de agora será mais fácil dizer adeus à preguiça e dar as boas-vindas à energia.

E a proteína?

Esta é um macronutriente essencial ao organismo, no entanto “a sua função principal é a de «construção», atuar na síntese do ADN, ajudar no sistema imunitário, auxiliar nos processos naturais de desintoxicação e até influenciar o sistema digestivo”, esclarece Joana Moura. E acrescenta: “as proteínas podem ter ainda uma função energética, mas apenas em último recurso, já que o nosso corpo dará sempre preferência à sua utilização em todos os processos descritos anteriormente”.

Percorra a galeria de imagens acima para saber quais os alimentos ricos em energia, perfeitos para afastar a preguiça.

[Imagem de destaque: Shutterstcok]

Não consegue dormir? Estes alimentos vão ajudá-la

‘Como Não Morrer’: 12 hábitos saudáveis a incluir no seu dia a dia já