Alimentos que são tóxicos depois de reaquecidos

Woman putting bowl with vegetables in microwave oven, closeup

Reaquecer e reciclar sobras de refeições ajuda quando se trata de contrariar o desperdício de alimentos. No entanto, se muitos alimentos pré-cozinhados podem ser transformados em pratos deliciosos, outros tornam-se tóxicos e não devem ser reaquecidos, já que podem complicar a digestão.

Frango

Frequentemente, as sobras deste prato, que normalmente é cozinhado em grandes porções, são reaquecidas nos dias seguintes. Se o frango frio se fizer acompanhar de maionese, evite reaquecê-lo no microondas. Na verdade, se bactérias se desenvolverem lá, o calor deste eletrodoméstico não as eliminará.

Espinafres

Este vegetal contém nitratos, ainda mais se for cultivado com fertilizantes. Apesar de esta substância não representar perigo para o organismo, uma vez cozidos, reaquecê-los terá o efeito de converter nitratos em nitritos, que são potencialmente prejudiciais, especialmente no desenvolvimento de tumores.

Cogumelos

Não é recomendável reaquecer estes alimentos depois de cozidos. De acordo com especialistas, esse processo complica muito a digestão e causa distensão abdominal.

Batata

Reaquecer batatas alguns dias após o cozimento é uma prática muito comum. No entanto, os nutricionistas garantem que é um erro. O tubérculo perde todos os nutrientes quando reaquecido. Além disso, uma batata reaquecida pode se tornar difícil de digerir ou até mesmo venenosa. Para reaproveitar este alimento, basta uma salada de batata com cebola roxa e presunto.

Ovos

Não há necessidade de reaquecer um ovo cozido. Na verdade, quando o ovo é reaquecido muitas proteínas mudam de forma e se tornam mais difíceis de digerir.30