Alopécia. Causas da doença que afeta Jada Pinkett Smith e 2% da população

94th Annual Academy Awards - Arrivals
Jada Pinkett Smith [Fotografia: ANGELA WEISS / AFP]

Doença autoimune do foro da dermatologia a alopécia areata – uma das versões mais agressivas da doença com a qual se tem vindo a debater Jada Pinkett Smith -, caracteriza-se pelo ataque do sistema imunitário aos folícolos capilares.

E se é mais comum tornar-se evidente no couro cabeludo – em forma total ou parcial, em peladas -, a alopécia pode também surgir na barba e pode levar, nos casos mais extremos, à perda de sobrancelhas e pestanas.

Apesar de não causar dor física, trata-se de uma doença que tem forte impacto ao nível psicológico por via da adulteração da imagem que a pessoa tem de si própria, alterando frequentemente a forma como as outras pessoas olham.

De acordo com a literatura médica, a doença afeta tanto mulheres como homens, surgindo mais frequentemente em crianças e jovens. Estima-se que cerca de 2% da população se confronte com esta condição em algum momento da sua vida, o que pressupõe a possibilidade de recuperação ou estabilização desta perda de fios no corpo.

Porém, sendo uma doença autoimune e sem cura, a alopécia pode não ser total, mas pode ser crónica e recorrente. Manifestando através de marcas de peladas iniciais redondas ou ovais.

Na origem da doença há fatores genéticos, mas existem também razões externas e ambientais. Entre estes, contam-se os fatores hormonais, mas também stress agudo ou infeções. Uma nota especial para o facto de alterações súbitas de dietas poderem alterar o corpo de tal forma que este reaja desta forma.