Alta-Costura: A inspiração punk de Chanel e os mimos de Dior

A semana de moda de Alta-Costura dedicada à primavera 2019 começou esta segunda-feira, 21 de janeiro, em Paris. A maioria dos desfiles apresentados até agora confirma que o look natural, quer ao nível da maquilhagem quer ao nível dos cabelos, é uma das grandes tendências da estação. Mas há dois nomes que contrariaram esta tendência e que se destacaram: Christian Dior e Chanel.

Os mimos do circo de Dior

Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Christian Dior, voltou a colocar artistas a dividir o palco com as modelos. No entanto, desta vez a escolha recaiu sobre acrobatas, que se enquadravam na inspiração para a coleção: o circo. A estrela deste espetáculo ficou reservada para a beleza, com a transformação das modelos em mimos, os palhaços tristes.

Para encarnarem a personagem, as modelos surgiram com os olhos totalmente delineados com eyeliner e com lágrimas desenhadas, características desta personagem. Todas tinham uma rede a tapar a cara e uma touca brilhante que cobria todo o cabelo. As toucas tinham diferentes cores, como o dourado, branco, preto, lilás ou vermelho.

A inspiração punk e a noiva de fato de banho de Chanel

E se em Dior os lábios passaram para segundo plano, o mesmo não aconteceu em Chanel. As modelos surgiram com batons vermelhos, que dividiram o protagonismo com uns olhos com eyeliner carregado e sombras escuras. Esta escolha de maquilhagem faz lembrar um look punk, à semelhança do cabelo, volumoso, levantado para cima e com acessórios. Também os brincos com penas assumiram destaque.

A última modelo a desfilar em Chanel, contudo, surgiu de forma bem diferente. Com a mesma maquilhagem, surgiu com um fato de banho e, curiosamente, também com uma touca com pedrarias, que culminava num véu com cauda comprida. Esta noiva original da Chanel combina com o cenário do desfile, que desta vez recaiu sobre uma piscina.

Embora de forma distinta, Dior e Chanel provaram que na Alta-Costura também cabem tendências de street style, como é o caso dos acessórios para o cabelo.

Percorra a galeria acima para ver alguns looks de beleza destes dois desfiles.

#delasexplica: O que é a Alta Costura

Catherine Deneuve vende a sua coleção Yves Saint Laurent