Alunos do Secundário vão ter assinaturas grátis de jornais digitais generalistas

4030
[Fotografia: Freepik]

O processo ainda não especificado, mas o governo anuncia a atribuição de assinaturas grátis de jornais digitais generalistas aos alunos do secundário já a partir do próximo mês de novembro. A medida é uma das 30 que estão a ser discutidas e apresentadas pelo governo de Luís Montenegro na conferência o Futuro dos Media, organizada pela Plataforma de Media Privados, que decorre em Lisboa.

Sobre esta proposta de literacia para os media, com um custo estimado de 5,9 milhões de euros, executivo afirma que a oferta de assinaturas de jornais digitais generalistas será aplicada “a todos os alunos do Ensino Secundário, Público e Privado (cerca de 400 mil), com duração de dois anos”, lê-se no documento.

“Numa era em que a informação circula rapidamente e em diversas plataformas, a capacidade de distinguir entre fontes confiáveis e desinformação é crucial”, explica o executivo, considerando que “o acesso regular a jornais digitais de qualidade oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver uma compreensão mais profunda e crítica dos acontecimentos atuais, ajudando-os no seu caminho para se tornarem cidadãos informados e capazes de participar ativamente na sociedade”. A medida irá contar também, elenca o documento, com a atribuição de uma assinatura a cada biblioteca escolar (1.100 bibliotecas escolares), através da Rede de Bibliotecas Escolares”.

O plano do governo (que pode consultar no global aqui) anuncia medidas mais estruturais como a revisão da legislação para TV, Rádio e Jornais e para o mercado como o fim da publicidade na estação pública até 2027 e alterações ao contrato de concessão.