Espetáculo de homenagem a Amália segue para o Norte

Amália Rodrigues

A noite foi de evocações de memórias, da vida e da obra da fadista Amália Rodrigues no espetáculo Amar Amália, e que teve lugar este sábado, 5 de outubro, no Altice Arena, em Lisboa. Mas a homenagem feita no ano em que se assinalam duas décadas sobre a morte de Amália, vêm aí mais dois espetáculos: a 8 de novembro, no Multiusos de Guimarães, e a 16 no antigo Pavilhão Rosa Mota, no Porto.

Confirmados neste projeto, que arrancou em fevereiro, estão os nomes de Dulce Pontes, Simone de Oliveira, Paulo de Carvalho, Marco Rodrigues, Amor Electro, Aurea, Jorge Palma e Cuca Roseta. Simone de Oliveira, que não conseguiu participar no concerto de fevereiro por motivos de saúde, vai agora integrar estes novos espetáculos.

Amália Rodrigues com a irmã Celeste Rodrigues [Fotografia: Arquivo Global Imagens]
Amália Rodrigues com a irmã Celeste Rodrigues [Fotografia: Arquivo Global Imagens]
Amália Rodrigues com a irmã Celeste Rodrigues [Fotografia: Arquivo Global Imagens]

“Conheci bastante bem a Amália, subi muitas vezes aquelas escadas e jantei muitas vezes lá em cima. Nunca a vi beber. Era uma mulher fascinante, diabolicamente inteligente e que levava a água ao seu moinho. Estou convencida de que, naquela altura em Portugal, nenhum fado passava para a boca de alguém sem passar aqui primeiro”, recordou Simone de Oliveira, quando se apresentou na fundação como elemento que integra este projeto.

Comemorações do centenário em marcha

Grupo de Trabalho criado para definir as comemorações do centenário de Amália devem entregar medidas até este domingo, 6 de outubro. O despacho, assinado em 15 de março pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, e duas semanas depois pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, indica que este grupo tem por objetivo “elaborar uma proposta de programa oficial das comemorações de dimensão nacional e internacional, acompanhada de plano de atividades, cronograma e orçamento, para apresentar ao membro do Governo responsável pela área da cultura até 06 de outubro de 2019″.

O grupo é presidido pelo musicólogo Rui Vieira Nery, segundo despacho publicado em Diário da República. Para além do também professor da Universidade Nova de Lisboa, a equipa vai ser constituída pela diretora do Museu do Fado, Sara Pereira, pela etnomusicóloga Salwa Castelo-Branco e, em representação do Ministério da Cultura, pela técnica especialista Rita Jerónimo.

O grupo de trabalho deverá ainda “associar às comemorações os organismos das áreas da cultura e da comunicação social, sob direção, superintendência e tutela do membro do Governo responsável pela área da cultura, assim como outras entidades relevantes na área do fado, da música e da cultura em geral”, relacionando também outros eventos ou comemorações.

Imagem de destaque: Arquivo Global Imagens

Clique aqui e siga-nos no Instagram

“A morte da Amália deixou um espaço aberto para aparecer alguém, e apareci eu”