Amigos com ansiedade? Eis como os pode ajudar

pexels-kat-jayne-735978(1)

Se a ansiedade e a depressão já eram tópicos frequentes da sociedade atual, sabemos que a pandemia da Covid-19 aumentou, e muito, os casos e as crises. E nem sempre é fácil lidar com pessoas próximas que tenham este tipo de patologia. Mas também não é impossível.

Especialmente durante o confinamento de março, muitas foram as pessoas que registaram momentos de crises de ansiedade e tristeza. Os psicólogos, desejosos de ajudar, criaram várias plataformas online com esse mesmo propósito. E saiba que existem até alguns truques bastante práticos que vão ajudar a aliviar os sintomas de uma crise.

Por outro lado, o seu próprio estilo de vida e alimentação podem também ajudá-la a cuidar da sua mente, sendo que existem alguns alimentos específicos que também podem auxiliar nestas crises. E especialmente numa altura em que o país volta a entrar em Estado de Emergência e a apresentar mais regras e restrições, há que ter em atenção novas crises que possam surgir e aprender a controlá-las.

Mas, e quanto a pessoa que está ansiosa nos é muito próxima? O que podemos fazer para ajudar? E, pior do que isso, e quando nós mesmos estamos a passar por um momento difícil e não sentimos que somos capazes de ajudar alguém como gostaríamos?

Entrevistados pelo Huffpost, alguns especialistas dão algumas recomendações sobre ajudar amigos que estão nesta conjuntura mais frágil. Especialmente desde o final do verão, naquela a que chamamos a segunda vaga da pandemia, várias são as pessoas que voltar a ficar “muito preocupadas” com o impacto no Novo Coronavírus nas suas vidas.

Em muitos casos, as próprias amizades estão a sentir um clima mais tenso, isto porque as pessoas acabam por desabafar com aqueles que lhes são mais próximos e, não raras as vezes, acabam mesmo por, inconscientemente, colocar essas pessoas também num clima mais depressivo e não tão otimista.

Todos nós, neste momento, estamos a lidar com as nossas próprias ansiedades – uns mais que outros. E, por vezes, algumas pessoas sentem que não estão a conseguir lidar nem com a sua própria ansiedade, quanto mais a das pessoas à sua volta. Várias foram as pessoas que, em terapia, afirmaram sentir-se “consumidas” pelos desabafos constantes dos amigos mais ansiosos e que esses mesmos monólogos os estavam a deixar exaustos.

Então, afinal, como podemos ajudar um amigo ansioso?

Pode ser difícil ajudar um amigo que está mais ansioso, especialmente quando todos nós estamos, dadas as circunstância atuais, a tentar viver com as nossas próprias crises. Um dos primeiros grandes passos é parar o monólogo de queixas dessa pessoa, perguntando diretamente o que é que essa pessoa quer ou precisa.

Outra opção, é tentar criar um tema de conversa que sirva como distração. Ou seja, não falar apenas em temas como a vacina para o Novo Coronavírus ou as restrições a que estamos sujeitos. Tente antes encontrar mecanismos para se distraírem, seja através de um passeio ao ar livre ou através de uma conversa séria onde ambos expõem os seus pontos de vista.

Por vezes as pessoas apenas precisam de um “ouvido amigo” que oiça os seus receios e dilemas. Mas, quando vemos que isso nos está a absorver a nós também, não há problema nenhum em “pedir um tempo” e explicar a situação. Não deixe de o fazer de forma empática e subtil, mostrando que embora entenda que a pessoa esteja mal, você também está a lidar com os seus próprios fantasmas e não consegue lidar com a situação da forma como gostaria.

E com isto não dizemos que se deve afastar da pessoa. Pode, por exemplo, sugerir um passeio ao ar livre, num ambiente tranquilo e relaxante, longe dos principais focos de stress, onde ambos falam de outras coisas que não o que vos deixa mais em baixo.

No entanto, algo que nunca deve fazer é tentar resolver o problema da outra pessoa. A menos que ela lhe peça um conselho específico, tente apenas ser um “ouvido atento”, deixando que o outro desabafe os seus sentimentos.