Amizades de longa data trazem maior felicidade

Uma parte da felicidade, atingida na idade adulta, está automaticamente ligada às amizades de infância. E não se trata apenas de felicidade ou consolo: a amizade também ajuda no desenvolvimento do cérebro.

“Uma forte ligação com o nosso melhor amigo de infância, produz, na idade adulta, maiores níveis de felicidade”, explica a psicóloga, Isabel Serrano-Rosa, ao jornal El Mundo.

Este processo de socialização favorece não só a nossa felicidade como é responsável por grande parte do desenvolvimento do cérebro. “O nosso cérebro constrói-se com as relações”, garante a especialista.

Valores desenvolvidos pela criança

A psicóloga, que indica vários estudos sobre a matéria, sublinha que as amizades feitas na infância “ajudam no processo de auto conhecimento e em novos pontos de vista”.

Nesta etapa, estão envolvidos valores que vão sendo absorvidos pela criança: a sensação de igualdade e pertença a um grupo, os sentimentos de confiança e empatia por alguém, valores de lealdade, a aceitação de normas, reconhecimento de géneros e a resolução de conflitos.

Hoje em dia, acrescenta ainda a psicóloga, este princípio de interação entre duas ou mais pessoas desenrola-se de maneira diferente. Já não se vêm crianças brincar ao pião ou a jogar à macaca no meio da calçada. Isabel Serrano deixa bem vincado que “a tecnologia é um elemento imprescindível. Mas, apesar de as formas mudarem, a amizade deve permanecer intacta”.