Amor à primeira vista ou luxúria? Afinal, pode não estar apaixonada

Amor primeira vista Luxúria homem mulher
[Fotografia: Unsplash/Alex Iby]

Desejo, luxúria, amor à primeira vista? Calma, é tudo viável, pode estar a confundir os fins e, com isso, os meios para lá chegar. A especialista Erica F. Zajac delineou as diferenças entre os dois sentimentos.

Já experienciou a sensação de olhar para alguém e afirmar que foi “amor à primeira vista”? Poderia estar a experienciar luxúria, que é estritamente baseada no desejo sexual. “Algumas pessoas confundem os conceitos e acreditam que estão ‘apaixonados’ quando, na verdade, estão ‘com um acesso de luxúria'”, explicou a especialista Erica F.Zajac ao site Verywell.

A melhor forma de distinguir os sentimentos é perceber que o amor cresce pelo lado emocional, não precisando apenas e só de vida íntima para se consumar e para evoluir. Existe uma necessidade em estar com outra pessoa, conversar, ir ao cinema ou comer fora. Já a luxúria depende exclusivamente da atração sexual.

Apesar de serem dois conceitos distintos podem coexistir numa relação. Por exemplo, quando se começa a namorar alguém existe uma nova energia que é gerada pela luxúria ou desejo sexual.

Com o passar do tempo, o lado emocional da relação amorosa começa a desenvolver-se e os dois conceitos coabitam.

Para perceber se sente luxúria por alguém, tem de esta atenta aos seguintes sinais: apenas sentimentos de natureza sexual, alguém se tornou menos atraente quando conheceu as falhas, não sente desejo de construir uma relação longa com a pessoa, namoro de curta duração, a atração física é elevada e depois de ter sexo com a pessoa quer sair e não ficar na cama.