Amy Schumer é a primeira mulher na lista dos comediantes mais bem pagos da ‘Forbes’

Comedian Amy Schumer poses during the GQ Men of the Year party in West Hollywood
Comedian Amy Schumer poses during the GQ Men of the Year party in West Hollywood, California December 3, 2015. Picture taken December 3, 2015. REUTERS/Kevork Djansezian - RTX1X56A

A comediante norte-americana de 35 anos acabou de fazer história ao tornar-se a primeira mulher a entrar na lista dos comediantes mais bem pagos da revista ‘Forbes’. Amy Schumer faturou, entre junho de 2015 e junho de 2016, 17 milhões de dólares (15,2 milhões de euros).

O segredo de Amy para chegar a esta prestigiada lista (até ao ano passado liderada por Jerry Seinfeld, agora destronado por Kevin Hart) é combinar digressões (a atriz esteve em tournée pelos Estados Unidos com Aziz Ansari, protagonista da série da Netflix ‘Master of None’), televisão (é autora e protagonista da série ‘Inside Amy Schumer’), cinema (protagonizou, ao lado de Bill Hader, ‘Descarrilada’, comédia romântica que chegou às salas de cinema em agosto de 2015 e que registou 124 milhões de euros de receita de bilheteira) e escrita (o seu primeiro livro, ‘The Girl with the lower back Tattoo’, rendeu 7,1 milhões de euros, tendo a humorista recebido uma parte em direitos de autor).

Apesar de este ser um marco para o setor feminino da comédia norte-americana, ainda há muito caminho para percorrer. Amy Schumer é produto de um legado deixado por uma série de mulheres comediantes que, apesar do sucesso alcançado, não viram o seu trabalho traduzido em entradas significativas de dinheiro (pelo menos a este nível). Chelsea Handler, Amy Poehler, Julia Louis-Dreyfus ou mesmo Sarah Silverman construíram carreira na televisão mas nunca conseguiram ser cabeça de cartaz de uma digressão de grandes dimensões ( os espectáculos de stand up comedy, nos Estados Unidos, enchem recintos com dezenas de milhares de espectadores e representam contratos de milhões de dólares).

Schumer tem sido particularmente crítica em relação à disparidade salarial entre homens e mulheres. “Acho que não haverá mudanças significativas enquanto houver discriminação nos pagamentos”, disse a humorista à National Public Radio no mês passado.

 

A lista dos comediantes mais bem pagos da revista ‘Forbes’

1 – Kevin Hart – 78 milhões de euros

2 – Jerry Seinfeld – 38,8 milhões de euros

3 – Terry Fator – 18,7 milhões de euros

4 – Amy Schumer – 15,2 milhões de euros

5 – Jeff Dunham – 12 milhões de euros

6 – Dave Chapelle – 11,6 milhões de euros

7 – Jim Gaffigan – 11,2 milhões de euros

8 – Gabriel Iglesias – 8,5 milhões de euros

9 – Russell Peters – 8 milhões de euros

10 – John Bishop – 6,2 milhões de euros