
A comediante norte-americana de 35 anos acabou de fazer história ao tornar-se a primeira mulher a entrar na lista dos comediantes mais bem pagos da revista ‘Forbes’. Amy Schumer faturou, entre junho de 2015 e junho de 2016, 17 milhões de dólares (15,2 milhões de euros).
O segredo de Amy para chegar a esta prestigiada lista (até ao ano passado liderada por Jerry Seinfeld, agora destronado por Kevin Hart) é combinar digressões (a atriz esteve em tournée pelos Estados Unidos com Aziz Ansari, protagonista da série da Netflix ‘Master of None’), televisão (é autora e protagonista da série ‘Inside Amy Schumer’), cinema (protagonizou, ao lado de Bill Hader, ‘Descarrilada’, comédia romântica que chegou às salas de cinema em agosto de 2015 e que registou 124 milhões de euros de receita de bilheteira) e escrita (o seu primeiro livro, ‘The Girl with the lower back Tattoo’, rendeu 7,1 milhões de euros, tendo a humorista recebido uma parte em direitos de autor).
Apesar de este ser um marco para o setor feminino da comédia norte-americana, ainda há muito caminho para percorrer. Amy Schumer é produto de um legado deixado por uma série de mulheres comediantes que, apesar do sucesso alcançado, não viram o seu trabalho traduzido em entradas significativas de dinheiro (pelo menos a este nível). Chelsea Handler, Amy Poehler, Julia Louis-Dreyfus ou mesmo Sarah Silverman construíram carreira na televisão mas nunca conseguiram ser cabeça de cartaz de uma digressão de grandes dimensões ( os espectáculos de stand up comedy, nos Estados Unidos, enchem recintos com dezenas de milhares de espectadores e representam contratos de milhões de dólares).
Schumer tem sido particularmente crítica em relação à disparidade salarial entre homens e mulheres. “Acho que não haverá mudanças significativas enquanto houver discriminação nos pagamentos”, disse a humorista à National Public Radio no mês passado.
A lista dos comediantes mais bem pagos da revista ‘Forbes’
1 – Kevin Hart – 78 milhões de euros
2 – Jerry Seinfeld – 38,8 milhões de euros
3 – Terry Fator – 18,7 milhões de euros
4 – Amy Schumer – 15,2 milhões de euros
5 – Jeff Dunham – 12 milhões de euros
6 – Dave Chapelle – 11,6 milhões de euros
7 – Jim Gaffigan – 11,2 milhões de euros
8 – Gabriel Iglesias – 8,5 milhões de euros
9 – Russell Peters – 8 milhões de euros
10 – John Bishop – 6,2 milhões de euros