Ana Bacalhau e Cristina Branco, da música para os livros

collage

A vocalista dos Deolinda, Ana Bacalhau, lança esta quinta-feira, 25 de outubro, o livro ‘Desafiar Estereótipos’ (editora Betweien) um projeto pedagógico de Educação para a Igualdade de Género e de Oportunidades, direcionado para o Ensino Secundário.

Apresentado, esta manhã, no Colégio St. Peter’s School, em Palmela, o livro visa explicar os diversos contextos de vida onde a discriminação em função do género acontece: na conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, nos contextos de poder e de tomada de decisão e em casos de violência de género.

Além de três histórias ficcionadas sobre a igualdade de género e oportunidades, o livro inclui também letras das músicas compostas por Ana Bacalhau para o projeto, capítulos com enquadramento conceptual, exercícios, dados estatísticos, links e contactos úteis.

O projeto ‘Desafiar Estereótipos’ foi criado em parceria com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, e as escolas ou instituições que trabalhem com aquele público-alvo interessadas em receber a apresentação do livro, contam ainda com uma performance teatral e musical de Ana Bacalhau, com os temas compostos para ‘Desafiar Estereótipos’.

O livro é também apresentado hoje, no Cine-Teatro S. Pedro, em Alcanena, pelas 15h, e amanhã, 26 de outubro, no Auditório de Vilar Formoso, em Almeida, às 10h30.

Esta quarta-feira, 24 de outubro, a fadista Cristina Branco também apresentou o seu novo livro ‘RoadCook – Alimentação Saudável para Dias na Estrada, à Descoberta da Dieta Alcalina’ (ZeroaOito Editora), no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

Neste livro, a cantora revela o impacto que a sua carreira intensa, com digressões longas e muito tempo passado entre concertos, cidades, países, aeroportos, estações de comboio, viagens de automóvel, diferenças de temperatura constantes, camarins, hotéis e horas de espera começaram a afetar a sua voz.

“Num regresso a Portugal, faz o check-up que mudou a sua vida: ‘A água mineral é, na sua grande maioria, ácida, (…) e contribui para essa sensação de ardor na garganta!’. Foi o clique da mudança. Após pesquisar, iniciou um regime alcalino muito «seu», sem pretensões, melhorando a sua alimentação e a da família”, refere a nota de apresentação do livro.

Neste ‘RoadCook’, Cristina Branco reúne um conjunto de receitas práticas, rápidas e saudáveis a preparar em qualquer lugar.

Ana Bacalhau vende roupa para ajudar IPO

Cristina Branco: Este disco “é o que eu sou, sem meias tintas, sem fantasiar nada”