Ana Margarida de Carvalho vence Grande Prémio de Romance e Novela APE

Conferência do Festival Internacional de Cultura de Cascais
Cascais, 12/09/2016 - Conferência do Festival Internacional de Cultura de Cascais com o tema "A literatura pode transformar o mundo?". Ana Margarida de Carvalho. (Carlos Manuel Martins/Global Imagens)

O livro ‘Não se pode morar nos olhos de um gato’, de Ana Margarida de Carvalho, é o vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), foi hoje anunciado.

“O júri, constituído por José Correia Tavares, que presidiu, Isabel Cristina Rodrigues, José Carlos Seabra Pereira, Luís Mourão, Paula Mendes Coelho e Teresa Carvalho, ao reunir-se pela quarta vez, deliberou por maioria, pois Luís Mourão votou em ‘A Gorda’, de Isabela Figueiredo“, esclarece a APE, em comunicado.

Ana Margarida Carvalho, que recebe pela segunda vez o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, é finalista do Prémio Oceanos, do Brasil, com esta obra.

“Não se Pode Morar nos Olhos de Um Gato”, título publicado pela Teorema, foi considerado “livro do ano” pelo jornal Público e nomeado para “melhor livro de ficção narrativa” aos Prémios Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, este ano.

Ana Margarida de Carvalho nasceu em Lisboa, é licenciada em Direito e, como jornalista, recebeu, entre outros, os prémios Gazeta Revelação do Clube de Jornalistas de Lisboa, o do Clube de Jornalistas do Porto e o da Casa de Imprensa.

O seu primeiro romance, “Que Importa a Fúria do Mar“, venceu por unanimidade o Grande Prémio de Romance e Novela APE, em 2013.

Em parceria com Sérgio Marques publicou, em 2015, o livro infanto-juvenil “A Arca do É”.

Além de Ana Margarida de Carvalho e de Isabela Figueiredo, eram finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela APE Alexandra Lucas Coelho, Mafalda Ivo Cruz e Paulo Varela Gomes.

Alexandra Lucas Coelho, que já venceu este galardão em 2012 com “E a Noite Roda”, era finalista com o romance “Deus-dará”, Mafalda Ivo Cruz, que conquistou o troféu em 2003, com “Vermelho”, era candidata este ano com “Pequena Europa”.

Paulo Varela Gomes foi o vencedor deste prémio no ano passado, com o romance “Era Uma Vez em Goa”. Este ano era candidato com “Passos Perdidos”, obra publicada antes da sua morte, em abril de 2016.

Isabela Figueiredo, que começou a escrever no blog Mundo Perfeito, atualmente Novo Mundo, era finalista com o romance “A Gorda”. Dos cinco finalistas, era a única que não tinha recebido este prémio da APE.

O Grande Prémio de Romance e Novela foi instituído pela APE em 1982.

Ana Margarida de Carvalho junta-se hoje à galeria de autores já distinguidos por duas vezes com o Grande Prémio de Romance e Novela da APE: Agustina Bessa-Luís, Maria Gabriela Llansol, António Lobo Antunes, Vergílio Ferreira e Mário Cláudio.

Mário de Carvalho, David Mourão-Ferreira, José Saramago, José Cardoso Pires, Rui Cardoso Martins, Vasco Graça Moura e Lídia Jorge foram alguns dos autores que também receberam o prémio.

Este ano, de acordo com a APE, apresentaram-se 93 livros a concurso, publicados em 2016. Foram admitidos 93 obras, com a chancela de 44 editoras.

Do total de candidaturas, 60 eram de escritores, dois deles com dois romances cada, e 31 eram escritoras.

O prémio tem o valor pecuniário de 15.000 euros.