Ana Moura é a primeira fadista e a primeira artista portuguesa do sexo feminino a ter uma peça exposta nas paredes do Hard Rock Café de Lisboa.

A artista doou um vestido preto, desenhado por Katty Xiomara, que usou num concerto do Coliseu do Porto, na tournée do disco ‘Desfado’, em 2013. A peça foi apresentada na segunda-feira, 11 de junho, aos jornalistas, e seguida de um concerto, à noite, mas só será vista pelo público dentro de três meses. O vestido vai para os Estados Unidos da América, para ser catalogado e emoldurado, e só depois regressará a Portugal para ficar exposto no Hard Rock Café de Lisboa, que completa 15 anos de existência na capital portuguesa.

Sobre o convite do Hard Rock Café Lisboa, a fadista, que já atuou ao lado de nomes como Prince e Rolling Stones, disse, ao Delas.pt, sentir-se “extremamente honrada” por ter um vestido seu “a fazer parte da história” daquele espaço, “ao lado de artistas” que fazem parte do seu imaginário e das suas referências musicais. (Veja a entrevista completa no vídeo acima).

Ana Moura manifestou surpresa por saber que é a primeira mulher portuguesa com uma peça a figurar naquele museu do rock: “Estou extremamente feliz por saber que sou a primeira mulher artista a fazer parte das paredes do Hard Rock Café”.

Com a doação da cantora, esta será a primeira peça associada ao Fado a integrar a coleção de um espaço que reúne objetos como guitarras ou t-shirts de nomes maiores do rock, português e internacional.

Xutos & Pontapés, Moonspell, Rui Veloso, U2, Jimi Hendrix, Elvis Presley, Madonna, Prince, Elton John e Justin Timberlake são alguns, entre os milhares de artistas, que contribuíram com memorabilia para as coleções do Hard Rock.

Imagem de destaque: Rui Oliveira/Global Imagens