Ana Paula Serra assume pasta de Elisa Ferreira no Banco de Portugal

finanças-pessoais

Está confirmado. Ana Paula Serra irá assumir, no Banco de Portugal, a pasta da Supervisão Prudencial e que estava até agora nas mãos de Elisa Ferreira, que será futura Comissária Europeia.

De acordo com o que foi publicado em Diário da República e segundo o que tem sido noticiado na imprensa, a escolha sobre Ana Paula Serra, que era já administradora no regulador da banca desde setembro de 2017, terá sido tomada em reunião de administração de 3 de setembro. A nova responsável irá assumir o Departamento de Supervisão Prudencial nas ausências de Elisa Ferreira e enquanto não é dado por terminado o processo de mudança definitiva para Bruxelas.

Ana Paula Serra [Fotografia: Banco de Portugal]
Ana Paula Serra [Fotografia: Banco de Portugal]

Com licenciatura em Economia, Ana Paula de Sousa Freitas Madureira Serra tem MBA pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto e doutoramento em Finanças pela London Business School, Universidade de Londres, do Reino Unido.

Antes de ter sido nomeada administradora do Banco de Portugal, Ana Paula Serra tinha sido, desde 2014, vogal do Conselho de Auditoria do regulador. Era também responsável por departamentos como o de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Estatística, Contabilidade e Controlo e Gestão de Risco. Assumia ainda o Fundo Social dos Empregados do Banco de Portugal.

Um currículo que, desde 1999, tem passado pela docência e, em anos mais recentes, por cargos administrativos universitários, entre eles – e mais recentemente – a vice-Direção da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, entre 2015 e 2017, e da Porto Business School. Ana Paula Serra é também investigadora, com inúmeros trabalhos publicados na área, do cef.up – Centro de Investigação em Economia e Finanças da Universidade do Porto desde 2000.

Imagem de destaque: DR