Ana Peleteiro denuncia abusos sexuais em relação tóxica e acusa hipocrisia e mentira

Ana peleteiro Instagram
Ana Peleteiro [Fotografia: Instagram/Ana Peleteiro]

A atleta espanhola Ana Peleteiro revelou, nas redes sociais, episódios de abusos sexuais que viveu no passado no âmbito de uma relação tóxica, sem nunca revelar o nome de quem se tratava.

Tendo sido namorada de Nélson Évora entre 2016 e 2021, o português especialista em triplo salto, recorreu às suas plataformas sociais horas depois das denúncias a clarificar que não era a “pessoa visada nesta história”.

“No seguimento das notícias que estão a circular e que envolvem o meu nome, manifesto toda a minha empatia pela Ana e por todas as mulheres e homens que passam por este tipo de situação”, comunicou o atleta de 40 anos, na terça-feira, 10 de dezembro. E acrescentou: “Agradecia, por isso, que não me associassem a esse testemunho sob pena de consequências legais.”

No dia seguinte, Ana Peleteiro voltou às suas redes para deixar uma frase enigmática e absolutamente misteriosa quanto à identidade do destinatário: “Estar louco não é mau, ser hipócrita e mentiroso sim”, publicou.

Recorde-se que a atleta, medalhada olímpica e atual campeã europeia em título, de 29 anos, revelou ter vivido um relacionamento em diz ter sido vítima de abuso sexual, um tema sobre o qual já tinha falado em ocasiões precedentes.

Em junho de 2022 afirmou que “a diferença de idades era enorme, a diferença de aprendizagens e da vida era completamente diferente” e que não fez queixa por não ter tido a integral consciência do que estava a viver. No ano seguinte, em maio, afirmou à revista espanhola Yo Dona que trocou “olhinhos” com Benjamin Compaoré – atual companheiro de Peleteiro – “mesmo à frente do meu ex”, sendo, nessa altura, Nélson Évora. A atleta relatou ainda que até seguia nas redes sociais Compaoré, hoje com 37 anos, mas que teve de abdicar disso à data dos factos, em 2020: “o meu ex obrigou-me a deixar de seguir todos os homens do atletismo”, referiu, então.

Agora, Peleteiro voltou a falar dos abusos. “Acordava de noite a ter relações sexuais sem consentimento. E mesmo assim fiquei. Mudou absolutamente tudo em mim, a minha forma de vestir, o cabelo, a forma de ser com a minha família, distanciar-me de muita gente. E mesmo assim fiquei. Dizia-me que a nossa relação se iria deteriorar se não tivéssemos relações sexuais sempre que ele quisesse e que, no final de contas, quem não comia em casa acabava por comer fora. E se me tivesse sido infiel, não me surpreendia nada. Mas mesmo assim fiquei”, afirmou num canal de TikTok no qual várias mulheres denunciam maus tratos vividos no passado.

O companheiro da atleta espanhola Benjamin Compaoré não reagiu, até ao momento, a esta polémica.