Ana Rita Vigário, a nova seleccionadora do ciclismo feminino

ana rita Vigário_ facebook
Ana Rita Vigário [Fotografia: Facebook]

A antiga ciclista Ana Rita Vigário, 41 anos, inicia esta quinta-feira, 3 de janeiro, as funções de selecionadora nacional feminina, e está de olho na formação de atletas para correrem no Mundial e no Europeu da modalidade. A tomada do cargo pela psicóloga clínica será feita na reunião de planeamento de 2019, em Anadia, segundo informou a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

“A prioridade é a formação competitiva e o acompanhamento das corredoras. Iremos fazer vários estágios ao longo do ano, o primeiro já na próxima semana. Vamos trabalhar de forma próxima com ciclistas das categorias de cadetes até elite. Além das concentrações, iremos correr em Espanha, procurando abrir horizontes e proporcionar novas experiências competitivas. Temos a ambição de participar também com bons desempenhos no Mundial e no Europeu”, afirmou Ana Rita Vigário, citada pelo organismo federativo.

A FPC justificou a criação do cargo permanente de selecionadora tendo em vista a preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Natural de Gondomar, Ana Rita Vigário, formada em psicologia clínica e da saúde, terminou a carreira velocipédica em 2018, depois de ter sido campeã nacional de XCO, em 2010, sete vezes vice-campeã nacional de contrarrelógio e três de fundo.

Imagem de destaque: Facebook

Profissão: Ser ‘ardósia’ na Volta a Portugal em bicicleta