Ana Zanatti escreve livro para crianças com necessidades educativas especiais

Ana Zanatti
Cascais-08/02/2016- Ana Maria Zanatti Olival mais conhecida por Ana Zanatti Ž uma actriz, escritora e apresentadora de televis‹o portuguesa. (Paulo Spranger/Global Imagens)

Ana Zanatti aventurou-se novamente no campo literário, desta vez ao escrever a história infantil ‘Olá! Eu sou o Alexandre – Alexandre o Ágil’, um dos três contos destinado ao público mais jovem e que integra a coleção de livros ‘Meninos Especiais’. A ilustração ficou a cargo de Madalena Bastos.

A atriz baseou-se na história verídica de Alexandre, uma criança portadora da Síndrome do X-Frágil, uma doença genética associada ao cromossoma X que se caracteriza, entre outros sintomas, pela hiperatividade, problemas de atenção e concentração, ansiedade e timidez social. “A Ana [Zanatti] conviveu com o Alexandre e falou com os pais. Assim que recolheu o matéria necessária, partiu para a escrita da história. O livro é a descrição, de uma forma lúdica, do que é a doença”, contou Maria Manuel Parrinha, presidente da Associação Portuguesa da Síndrome X-Frágil, que cofinanciou a obra juntamente com a Fundação Calouste Gulbenkian.

O envolvimentos dos escritores, ilustradores e editores, neste projeto, é gratuito e conta também com uma edição com texto em braille, num projeto que pretende envolver a escola, filhos e encarregados de educação para questões relacionadas com crianças que possuem necessidades educativas especiais.

A coleção, que existe desde 2013, abordou ao longo dos seus livros diversas doenças como o autismo, a Trissomia 21, Síndrome de Asperger ou hiperatividade e défice de atenção. A coleção deste ano, lançada a 24 de outubro, conta ainda mais duas histórias infantis, uma da autoria da jornalista e escritora Isabel Stilwell e outra do vencedor do prémio LeYa em 2014, o escritor Afonso Reis Cabral.