Anda a responder aos quizzes do Facebook? Não devia…

Se normalmente anda pelo Facebook, já deve ter reparado (e se calhar até jogado) nos famosos jogos de perguntas. Aqueles quizzes perfeitos para passar o tempo e que prometem dar respostas divertidas. Pois bem, a brincadeira perde a graça quando em perigo fica a nossa privacidade e o bom funcionamento dos aparelhos tecnológicos.

Isso mesmo. De acordo com a NBC News, muitos desses questionários podem ser criados por hackers, com o propósito de piratear informações pessoais ou danificar determinados aparelhos.

Ter acesso a contas pessoais, roubar e fazer uso de identidade alheia, instalar vírus informáticos nos aparelhos tecnológicos através dos quais estamos a aceder ao quiz ou levar à realização de downloads perigosos são alguns dos perigos anunciados.

Normalmente, partilhados pelos amigos que temos na rede, esses questionários surgem no feed e são facilmente considerados seguros. Porém, na verdade, podem ser verdadeiras armadilhas.

Para se proteger de possíveis invasões, existem várias medidas de segurança (conheça-as na galeria acima) que pode colocar em marcha. Conselhos que têm sido dados por especialistas da área de tecnologia, como os de Kurt Knutsson à Fox News, e que vão muito além do simples ato de não clicar em sites duvidosos.

Percorra a galeria de imagens acima e fique a conhecer dicas para se proteger e navegar pelo Facebook em segurança.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

O fim da relação pode ser o fim da privacidade

Proteção de dados: a internet vai ficar mais segura?