Anéis, brincos e relógios podem vir a evitar gravidezes indesejadas

E se, em vez da pílula, de preservativos ou outras fórmulas de contraceção, recorresse a joias para o mesmo efeito? A verdade é que há investigadores do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos da América, a estudar essa possibilidade, aplicando estruturas de dosagem de hormonas posicionados nas partes interiores de anéis, relógios, colares e brincos e que estão em contacto direto com a pele. Na verdade, trata-se de pensos que são apostos nas joias e nas zonas em permanente contacto epidérmico.

Há já um estudo científico publicado em março, no Journal of Controlled Release (que pode ser consultado no original aqui) e que vem alegar que a dosagem libertada já permite um efeito contracetivo considerado seguro, de acordo com testes já realizados em anima

Brinco com adesivo anticoncecional [Fotografia: DR]
Brinco com adesivo anticoncecional [Fotografia: DR]
Segundo a investigação – que fala mesmo em joalharia contracetiva -, foram colocados adesivos em porcos e ratos durante 16 horas, recorrendo a brincos para o efeito. Estes foram removidos durante oito horas, procurando mimetizar uma rotina de sono e descanso de uma mulher. As primeiras conclusões apontam para um decréscimo de hormonas durante o período de ausência do elemento anticoncecional, mas ainda assegurando níveis de controlo considerados seguros.

E se esta possibilidade em estudo recorre aos adesivos contracetivos já conhecidos e comercializados no mercado, a questão que se coloca passa por perceber qual o efeito dos mesmos quando têm de ter, obrigatoriamente, menos área de contacto com a pele (por terem de ser efetivamente mais pequenos, cerca de um centímetro quadrado se colocados num brinco ou num anel). Na galeria acima veja que outros métodos já existem e os níveis de eficácia registados.

E se a pílula lhe estiver a roubar o desejo sexual?

“Estamos a usar tecnologia já certificada, mas a procurar fazer o adesivo mais pequeno e encontrar soluções de joalharia que se adaptem”, refere um dos investigadores deste grupo, o professor e engenheiro químico e biomolecular Mark Prausnitz.

Investigador Mark Prausnitz [Fotografia: Instituto de Tecnologia da Georgia, EUA]
Investigador Mark Prausnitz [Fotografia: Instituto de Tecnologia da Georgia, EUA]
“Acreditamos que os adesivos nos brincos podem aumentar a eficácia dos que já existem e mesmo criarem impacto adicional”, referiu o docente, acreditando que poderá revolucionar a vida das mulheres. “Colocar joias já faz parte da rotina diária das mulheres, esta técnica pode facilitar a administração de hormonas. Esta possibilidade pode levar a que sejam prevenidas gravidezes indesejadas”, vincou Prausnitz, citado na publicação do Instituto científico norte-americano, a News Center.

CB

Imagem de destaque: Shutterstock

Estará a pílula a perder popularidade entre as mulheres mais jovens?