Merkel renuncia à reeleição à frente da CDU e Annegret pode suceder no cargo

merkel-annegret-RT_-Ralph-Orlowski

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, renunciou à possibilidade de concorrer à reeleição como presidente da União Democrata Cristã (CDU), declarou esta segunda-feira, 29 de outubro, um responsável do partido à agência de notícias francesa AFP.

“Ela não voltará a apresentar-se à presidência do partido”, disse a fonte, sob anonimato, confirmando uma informação que foi publicada na revista Der Spiegel e no jornal Handelsblatt.

Na corrida para suceder a Merkel, à frente da CDU, poderá estar Annegret Kramp-Karrenbauer, secretária-geral do partido, eleita no início deste ano. Nessa altura, a imprensa germânica, analisou esta escolha como duas mensagens que a chanceler alemã pareceu querer deixar ao partido e ao país: a primeira seria a de que quereria reforçar o poder feminino na estrutura política de centro-direita, a segunda de que o partido deverá resistir a viragens no futuro, nomeadamente, à direita.

O anúncio da não recandidatura de Merkel vem na sequência da perda de votos da CDU, este domingo, nas eleições regionais de Hesse. Este estado viu tanto a conservadora União Democrata Cristã, de Merkel, quanto os social-democratas de centro-esquerda perderem terreno, como os Verdes e a Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, a subirem.

A CDU conseguiu 27% dos votos no domingo e os social-democratas 19,8 %, sendo que o partido de Merkel acabou por conseguir salvar a maioria da sua coligação de governo regional com os Verdes. Por outro lado, a extrema-direita passou, pela primeira vez, a ter representação no parlamento regional, segundo projeções ao fecho das urnas.

Na corrida para liderança da CDU, perfilam-se, para já dois candidatos possíveis: o ex-presidente do grupo parlamentar Friedrich Merz, que se manifestou disposto a assumir a liderança “se o partido assim o quiser”, referem os meios de comunicação alemães, e a a atual secretária-geral do partido, Annegret Kramp-Karrenbauer, vista por muitos analistas como a sucessora designada por Angela Merkel.

Enquanto Friedrich Merz é considerado um representante da ala conservadora do partido que abandonou a linha de frente da política depois de Merkel em 2002, como presidente da CDU, ter assumido a liderança da oposição ao último Governo de Gerhard Schröder.

Já Annegret Kramp-Karrenbauer é governadora de Sarre e assume agora um lugar de destaque no partido. A secretária-geral ocupa, nessa condição, a segunda mais alta função hierárquica desta partido alemão, uma posição que foi ocupada pela própria Merkel durante dois anos (1998 – 2000).

AT com Lusa

Quem é Annegret, a escolhida de Angela Merkel

Angela Merkel anda por Braga: Veja os bastidores da visita