Angela Saini é formada em Engenharia pela Universidade de Oxford e em Ciência e Segurança pelo King’s Ciollege. É uma premiada jornalista na área da ciência e o seu mais recente livro que chegou agora a Portugal, Inferior, desvenda uma nova visão de ciência na qual as mulheres são incluídas ao invés de excluídas.

Livro ‘Inferior’, da Editora Dessassossego. [€10.39 na FNAC]

Ao Delas.pt, Saini admitiu que os motivos que a levaram a escreveu este livro foi “querer saber os factos sobre as mulheres“, sobre si própria e aprofundar aspetos que a fizeram olhar para a vida e para a mulher de uma forma completamente diferente daquela que até então via.

A leitura destas páginas traz luz sobre sobre muitas mentiras – ou meias verdades – que a ciência foi divulgando ao longo dos anos, muitas delas que influenciaram a forma como as mulheres são vistas e como se veem a si mesmas.

Segundo a própria autora, existem demasiados “estereótipos e presunções acerca do que significa ser mulher, do que as mulheres são ou não capazes de fazer, do que podem ou não fazer e eu queria chegar ao cerne disso enquanto jornalista de ciência. Só queria separar os estudos, os factos, toda esta informação… e perceber por mim própria o que é que a ciência diz”, explica a jornalista. E acrescenta ainda: “escrever este livro mudou a minha vida“.

Angela Saini [Álvaro Isidoro, Global Imagens]

“Em cada fase [da pesquisa] aprendi qualquer coisa que me surpreendeu ou chocou“, continua por explicar a autora. “A coisa que teve o maior impacto em mim foi perceber que psicologicamente existem tão poucas diferenças entre homens e mulheres em coisas como o raciocínio, matemática, verbalização”. A maioria dos estudos existentes indica que existem muitas diferenças entre homens e mulheres, o que, segundo este estudo, não é verdade.

Admite que o seu objetivo principal é que “as mulheres se sintam empoderadas” e que saibam que “os estereótipos que lhes dizem – que há coisas que podem e coisas que não podem fazer – não são verdadeiros, não nascem pela biologia”. Além do mais, quer que “os homens leiam e entendam o legado do sexismo na sociedade e na ciência” que, por sua vez, “impediu as mulheres de viverem as suas vidas em plenitude”, termina a jornalista.

Veja no vídeo acima a entrevista de Angela Saini ao Delas.pt e tome notas de alguns dos mitos que a autora deita agora por terra.

“No iBET não passa pela cabeça de ninguém que uma pessoa por ser homem ganhe mais que uma mulher”

Adriana Calcanhotto: “Não gosto de ficar presa a coisa nenhuma”