Angelina Jolie volta ao terreno com a ONU

24768729_2016_05_23T142403Z_566382050_S1BETFSEJJAA_RTRMADP_3_WOMEN_CONFLICT_LSE_JOLIE_WEB
Fotografia: Reuters

A ONU encarregou a atriz Angelina Jolie de avaliar a situação dos migrantes venezuelanos no Peru, informou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). “Uma missão de três dias para avaliar as necessidades humanitárias dos refugiados venezuelanos e os desafios enfrentados pelo Peru como país anfitrião” são as funções atribuídas à estrela de Hollywood e Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR, segundo um comunicado da organização, citado pela Lusa.

Esta não é, contudo, uma visita inédita, nas ações que tem realizado enquanto Embaixadora da ONU. Em junho deste ano, visitou um campo de refugiados na Região Autónoma do Curdistão no Iraque, por iniciativa do ACNUR, e percorreu a velha cidade de Mosul, um antigo reduto do grupo extremista Estado Islâmico.

Também este ano, mas em janeiro, deslocou-se a um acampamento de refugiados na Jordânia, onde reiterou à ONU a sua preocupação com a situação na Síria e pediu ao Conselho de Segurança da organização que “encontre um caminho” para resolver a guerra naquele país.

Agora, Angelina Jolie está encarregue de averiguar como vive grande parte dos cerca de 456 mil venezuelanos que residem atualmente no Peru, em comparação aos seis mil que se encontravam no país em 2016.
A ONU indicou que 2,3 milhões de venezuelanos vivem no exterior, dos quais 1,6 milhões emigraram desde 2015 devido à escassez de alimentos e medicamentos, uma crise que está a ser agravada com a hiperinflação. Dados divulgados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) indicam que a inflação na Venezuela deverá atingir os 1.350.000% este ano.

AT com Lusa

Violações são “mais baratas que uma bala”e têm de ser punidas com “dureza”

‘El Mundo’ destaca relação próxima de Guterres e Angelina Jolie