Anna Gedda, a mulher que lidera a luta pelo ambiente na H&M

Anna Gedda não faz por menos. No currículo enviado à imprensa revela que de abril a dezembro de 2014 gozou licença de maternidade.

E se antes de ter sido mãe tinha sido gestora do departamento social de sustentabilidade da H&M, revela que, no regresso, desde janeiro de 2015 até o momento, é a responsável máxima pelo pelouro da marca sueca H&M que procura tecnologias e soluções que nascem de desperdícios, que aposta em descobrir materiais sustentáveis.

Em entrevista por escrito ao Delas.pt, a diretora, nascida na Suécia em 1980, fala dos objetivos da marca a curto prazo, mas não levanta o véu sobre os números deste novo olhar da indústria.

Quanto tempo de pesquisa foi necessário para a criação destes novos tecidos feitos de rede de pesca e como é feito esse processo?

As H&M Conscious Exclusive são coleções de moda recorrentes com o objetivo de fazer avançar o desenvolvimento de moda e sustentabilidade da marca no sentido de um futuro mais sustentável. As coleções Conscious Exclusive, produzidas em materiais sustentáveis, são uma oportunidade para a nossa equipa de design experimentar materiais novos e inovadores.

Quais são os novos materiais explorados?

São a prata reciclada e o ECONYL®. Este é produzido pela Aquafil. Foram necessários vários anos de pesquisa para a criação de produtos através de desperdício, num círculo contínuo. Tudo começa com a recolha de desperdício de nylon em todo o mundo, este é depois limpo, separado e preparado para a regeneração, sendo posteriormente fiado que, por sua vez, é transformado em vestidos maravilhosos.

Qual é o investimento anual da H&M na pesquisa de materiais mais sustentáveis?

Na H&M estamos constantemente à procura de materiais e processos inovadores que possam tornar os nossos produtos mais sustentáveis. Investimos muitos recursos e trabalhamos ativamente para impulsionar o desenvolvimento sustentável em todo o ciclo de vida de uma peça de roupa. No entanto, escolhemos não revelar números. Atualmente, 35% dos materiais utilizados pelo grupo H&M são orgânicos, reciclados ou sustentáveis. O nosso objetivo é aumentar anualmente a percentagem de materiais sustentáveis no total dos materiais que utilizamos. Hoje somos um dos maiores utilizadores de algodão orgânico, poliéster reciclado e Lyocell (fibra de celulose).

“Atualmente, 35% dos materiais utilizados pelo grupo H&M são orgânicos, reciclados ou sustentáveis”

Há alguns materiais que ainda são impossíveis de fabricar de uma forma mais sustentável? Se sim, quais e porquê?

Não diria que é impossível que qualquer material seja produzido de uma forma sustentável. No entanto, trata-se de uma questão de pesquisa, tecnologia e recursos. Impulsionar o desenvolvimento e inovação da moda e sustentabilidade na H&M sempre foi um dos objetivos da coleção Conscious Exclusive. Ao incorporarmos as mais recentes tecnologias no âmbito de tecidos sustentáveis e ao desafiarmos a estética da “moda sustentável”, procuramos criar peças que são especiais a muitos níveis: maravilhosas ao olhar e tato, estimadas por quem as veste e produzidas com a sustentabilidade como foco.

Porque é que a roupa sustentável tem um preço mais elevado que a roupa comum? Daqui a quanto tempo é que acha que essa distinção vai deixar de existir?

Tendo em conta que a maioria das vezes a tecnologia e inovação fazem parte da moda sustentável, é compreensível que as pessoas pensem que as peças são mais caras. No entanto, trabalhamos muito para criar moda sustentável que seja acessível a todos, sem nunca comprometer a qualidade e o estilo. Temos uma paixão pela moda e pelo planeta, por isso estamos sempre a pensar em como afetamos o mundo à nossa volta. Ao fazermos escolhas conscientes em todos os passos da vida de uma peça de roupa – do design ao consumidor – juntos podemos fazer a diferença.
Quando entra em qualquer uma das nossas lojas e encontra uma etiqueta verde, isso significa que esse produto consiste de pelo menos 50% de material conscious. Fico muito feliz e orgulhosa que estes produtos Conscious possam ser sempre encontrados em lojas H&M em todo o mundo. Por isso, esperamos que não demore muito para que as pessoas compreendam que roupa sustentável não tem de ter um preço mais elevado.

Quais são as grandes descobertas em termos de sustentabilidade que estão a desenvolver neste momento?

Até 2020, temos o objetivo de recolher pelo menos 25 mil toneladas de têxteis todos os anos através da nossa iniciativa de recolha em loja. Atualmente, a H&M é, a nível global, a maior utilizadora de algodão certificado pela Better Cotton Initiative e, em 2017, 59% do total do algodão utilizado pela H&M será de fontes sustentáveis. O objetivo é usar apenas este algodão até 2020. Como referi acima, hoje, 35% dos materiais utilizados pelo grupo H&M são orgânicos, reciclados ou outros tecidos sustentáveis. O nosso objetivo é aumentar esta percentagem anualmente até 2030. Ao fazê-lo, disponibilizamos escolhas amigas do ambiente a um grupo maior de pessoas, ajudamos a escalar estes materiais e a criar procura para mais inovação.

Imagem de destaque:DR

Nova coleção H&M Conscious chega às lojas