Anorexia sexual? Sim, existe e nós explicamos o que é

Ouvimos falar em anorexia e rapidamente pensamos em transtorno alimentar, mas este conceito parece estar a alargar-se, existindo também a anorexia sexual. Um distúrbio que nada tem a ver com alimentação, mas sim com o viver constantemente a evitar ter relações sexuais.

O que é então a anorexia sexual? Trata-se de “um estado obsessivo no qual a tarefa física, mental e emocional de evitar o sexo domina a vida de alguém”, defende Patrick Carnes, especialista em dependência e recuperação sexual. Ou seja, enquanto, quem sofre de anorexia nervosa vive constantemente a pensar nas calorias ingeridas e em formas de contornar as refeições ou de conseguir ingerir o menos de comida possível, quem tem anorexia sexual vive com aversão ao sexo, tendo vários medos – medo de intimidade, medo da intensidade dos sentimentos, medo de se sentir vulnerável – e tentado evitar (a todo o custo) ter relações sexuais, mesmo que se sinta atração por outra pessoa.

Em comum as pessoas que sofrem destes distúrbios têm, por vezes, muito stress ou falta de autoestima. No entanto, a anorexia sexual pode desenvolver-se ainda por diversas razões, como por exemplo: conflitos conjugais, problemas no trabalho, falta de educação sexual ou até experiências de abuso ou de agressão sexual na infância – explicou a psicóloga especialista em terapia individual e de casal, Emma Ribas, ao jornal espanhol El País.

Para a psicóloga, também o facto de a educação sexual existente apresentar o sexo como um perigo e algo que pode trazer muitas consequências negativas, não ajuda. Emma acredita mesmo, que a transmissão de uma visão menos positiva sobre a atividade sexual pode contribuir para o aparecimento de uma anorexia sexual: “Antes não se falava em sexualidade, agora fala-se muito, mas ainda há muitos mitos. E o pouco que recebemos é pornografia, onde as mulheres são tratadas, principalmente, como um objeto. É esse o modelo de referência que temos”, referiu ainda.

Anorexia sexual não é desinteresse sexual ou assexualidade

É importante não confundir estes três conceitos. Embora todos eles estejam relacionados com a sexualidade, são bem diferentes entre si. O desinteresse sexual define-se por um baixo ou inibido desejo sexual e a assexualidade existe quando a pessoa não tem qualquer atração sexual por outras pessoas. Nada disto acontece com quem sofre de anorexia sexual, muito pelo contrário. Por vezes é precisamente o desejo sexual e a atração física e emocional que sentem por outra pessoa que desencadeiam esse mesmo transtorno. Pois desenvolvem uma ansiedade que não conseguem controlar por quererem envolver-se, mas não conseguirem.

Percorra a galeria de imagens acima e saiba quais os medos e comportamentos que normalmente tem quem sofre de anorexia sexual, de acordo com a SLAA (Sex and Love Addicts Anonymous).

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Assexualidade: sim, há pessoas que não gostam de sexo

Todos os novos tipos de relações amorosas