Ansiedade e angústia: estas pessoas ensinam online a lidar com estes sentimentos

iStock-1179991626(1)

Enquanto o país está, na sua grande maioria, de quarentena, devido ao número crescente de infetados pelo novo coronavírus, é normal que surjam preocupações não apenas sobre o futuro como também devido às consequências da solidão e isolamento social. Mas já existem consultas e apoio online para o feito.

A Ordem dos Psicólogos é exemplo disso, tendo criado vídeos e mecanismos de apoio que explicam não apenas como lidar com a ansiedade como também o que deve ter em conta quando se recorre a um psicólogo. Em momento de pandemia, vários são os profissionais e instituições que não se têm poupado a esforços para garantir – dentro do possível – ajuda aos portugueses.

Para quem sofre, por exemplo, de problemas de ansiedade, estar em casa pode não ser um passo fácil. Um dos motivos é o facto de que, estando em casa, há mais tempo para pensar em tudo, tornando ainda maior a probabilidade de sofrer de uma crise. Mas existem não apenas formas específicas de aliviar os sintomas como, e não menos importante, alimentos que ajudam a controlar estes sentimentos.

Fique a par de várias iniciativas que estão a ser levadas a cabo por vários profissionais e instituições, que tentam diminuir os impactos do isolamento social, da incerteza e do desconhecido.

É necessário ter algum problema para se recorrer à ajuda de um psicólogo?

Para além de se frisar a ideia de que não é necessário ter nenhum problema para se recorrer à ajuda de um psicólogo, é também aconselhado a que tenha cuidado na escolha do profissional, especialmente se for por videochamada: “A intervenção psicológica, presencial ou à distância, é sempre baseada na evidência científica e no cumprimento do Código Deontológico dos Psicólogos”. Assim sendo, é necessário procurar por referências credíveis, escolher a especialidade certa e verificar a identidade profissional do Psicólogo no Diretório de Psicólogos.

Estas e outras questões são respondidas num dos vários vídeos publicados no Facebook oficial da Ordem dos Psicólogos. Confira abaixo:

"O que devo ter em atenção se procurar ajuda de um Psicólogo?"

"O que devo ter em atenção se procurar ajuda de um Psicólogo?"Para mais informações: www.ordemdospsicologos.pt/covid19/faq#COVID19 #Psicologia #Psicologos #Ordemdospsicologos

Publicado por Ordem dos Psicólogos Portugueses em Terça-feira, 24 de março de 2020

Mas também no próprio site oficial da Ordem dos Psicólogos existe uma área inteiramente dedicada ao Covid-19, onde várias questões sobre o tema podem ser respondidas.

Noutro vídeo partilhado no Facebook da Ordem, podemos também ver respondidas as nossas questões face à forma como podemos lidar com uma crise de ansiedade. Ora veja abaixo o vídeo:

COVID-19 | 3 passos para lidar com a ansiedade

Como lidar com a ansiedade no actual momento? Veja o vídeo e consulte os "3 passos para lidar com a ansiedade" em www.ordemdospsicologos.pt/covid19/documentos_apoio#COVID19 #VaiTudoFicarBem #Psicologia #Ansiedade #Ordemdospsicologos

Publicado por Ordem dos Psicólogos Portugueses em Quinta-feira, 26 de março de 2020

Empresa portuguesa disponibiliza também videoconsultas

A plataforma portuguesa Doctorino, especialista na marcação de consultas com vários médicos, disponibiliza agora a opção de vídeoconsulta. O objetivo é “tornar mais acessível a profissionais de saúde e a utentes a opção de realização de consultas através de vídeo”, explica a marca num comunicado de imprensa.

Para conseguir marcar uma consulta, basta aceder à plataforma da Doctorino, selecionar a opção de marcação de videoconsulta (em destaque na homepage), escolher o profissional de saúde e marcar uma data e hora. A videoconsulta pode ser “especialmente útil numa primeira fase da relação utente-profissional de saúde, em primeiras consultas ou consultas não urgentes de especialidades, aliviando assim a pressão dos serviços de saúde, sobretudo em fases mais críticas como a que vivemos agora”, explica o mesmo comunicado.

Embora existam alguns profissionais de saúde que já fazem videoconsultas a nível particular, ainda não existia uma plataforma profissional em Portugal específica para o efeito, que pudesse agrupá-los e tornar a videoconsulta um processo simples.

Pais e filhos: como lidar com o stress em casa

Também a psicoterapeuta Filipa Jardim da Silva, juntamente com a sua equipa, anunciou um conjunto de iniciativas que visam ajudar os portugueses nesta fase não apenas stressante como também de final ainda desconhecido.

Pensando precisamente no desafio que tantos pais vão ter nesta época de convivência permanente em família, no decorrer desta semana serão então lançados vários serviços de apoio SOS quer para pais, como para pessoas individuais e também de grupo.

Também irá existir a consulta SOS Adulto (de 30 ou 60 minutos), que é assente no modelo de Primeiros Socorros Psicológicos e Sessões de Relaxamento e Meditação.

Poderá então aceder a informações sobre estes programas tanto no site como nas redes sociais da psicoterapeuta.