Ansiedade? Masturbação pode ajudar a controlar

iStock-1136649547(1)

Sabemos que o sexo, a masturbação e o prazer trazem imensos benefícios à nossa saúde. Em tempos de pandemia e incerteza, os níveis de stress e ansiedade também aumentaram e várias foram as mulheres que relataram sentir mais dificuldade em chegar ao orgasmo. Mas um novo estudo indica que a masturbação pode mesmo ser o necessário para equilibrar os seus níveis de ansiedade.

Masturbação feminina. Um tabu que, embora mais dissipado, continua a pairar na cabeça de muitas pessoas, especialmente nas mulheres. Será mesmo importante? O que devo fazer e como? Será traição se o fizer e tiver parceiro? Estas e outras questões são alguns dos exemplos de dúvidas que continuam a surgir e persistir em várias consultas, tal como explicaram ao Delas.pt as sexólogas Carla Rodrigues e Marta Crawford.

Ainda considerado um tema tabu para muitas pessoas, a masturbação feminina não surge facilmente em conversa. Por isso mesmo, já tínhamos reunido algumas dicas essenciais para conseguir aproveitar ao máximo os momentos íntimos vividos a sós.

Ainda que com a pandemia as nossas cabeças acabem por estar a mil e nem sempre seja fácil tirar um tempo para nós mesmas (e aproveitá-lo), a verdade é que esta é já considerada a nova forma normal de envolvimento, tal como descreve a revista Instyle. Ainda que o psicólogo José Carlos Garrucho afirme que o sexo e as relações não vão mudar, mesmo em tempo de distanciamento social, a verdade é que existem várias pessoas que não se sentem confortáveis a conhecer novos parceiros. A masturbação torna-se, nestes casos, ainda mais fundamental.

Segundo relata uma leitora do meio de comunicação citado, existe uma dificuldade em querer masturbar e ter prazer quando “existe uma pandemia no meu quintal”. Várias são as pessoas que não conseguem sentir-se bem em viver as suas vidas o mais próximo da normalidade possível porque focam-se demasiado na incerteza que está a seu redor.

Mas, mais do que nunca, é importante que nos foquemos em nós e no nosso bem-estar – a todos os níveis, não apenas no sexual.

“No meio de uma resposta coletiva ao trauma, os nossos sistemas nervosos estão em constante alerta máximo para o perigo”, afirma ao meio de comunicação a psicóloga clínica Meghan Fleming, continuando a afirmar que “a boa notícia é que a masturbação pode funcionar como um botão de redefinição. Este ato diz ao seu cérebro que está tudo bem, que podemos respirar e relaxar. E, assim sendo, estar num estado mais relaxado faz com que a sua energia possa ser novamente mais expansiva e faz com que possamos ter acesso às nossas melhores partes para tomarmos melhores decisões e sermos mais criativos”, explica a especialista.

Ainda que possa parecer, em tempos como os que vivemos, paradoxal ou mesmo egoísta pensar em si e no seu prazer, a verdade é que este é um dos vários mecanismo possíveis para que fique mais relaxada e proteja a sua própria saúde mental, não se focando apenas nos aspetos negativos que estão a acontecer à sua volta.