Ansiedade no primeiro encontro? Saiba como combater

pexels-dương-nhân-1021145(1)

Borboletas na barriga no primeiro encontro? Nós sabemos o que isso é e existem truques para controlar a ansiedade nestes momentos. É que, sejamos honestas, que atire a primeira pedra quem nunca sentiu um friozinho na barriga antes de encontrar o date pela primeira vez.

Ainda que estejamos em tempo de pandemia, sabemos que o amor não vai acabar. Assim como afirmou o psicólogo José Carlos Garrucho ao Delas.pt, as pessoas não vão deixar de namoriscar nem muito menos de se encontrar, caso considerem que o risco é o melhor para elas no momento. Até porque, depois de tanto tempo fechadas, o especialista afirma que agora vão com “mais sede ao pote”.

E ainda que não seja tão fácil agora piscar o olho a alguém numa esplanada, a verdade é que é cada vez mais fácil (e comum) encontrar novos pares amorosos através das redes sociais. Na verdade, é cada vez mais frequente que isto aconteça, tal como confirmou a psicóloga Catarina Lucas também em entrevista ao Delas.pt.

A pensar em todas as pessoas que vão a um primeiro encontro (tendo sempre em atenção, o máximo possível, às direções de contenção de propagação do vírus), veja abaixo como pode tentar combater a ansiedade que se instala nos momentos antes do encontro:

Saída em grupo

Se possível, pode sempre optar por um primeiro encontro mais dinâmico, como uma saída em grupo ou um double date. Isto pode aliviar a tensão e a ansiedade, uma vez que se sente acompanhada no processo e tira a pressão ao momento. Caso esse não seja o plano ideal, opte por um primeiro encontro num local com mais pessoas, para se sentir também mais confortável.

A roupa importa

Sim, sabemos que a escolha do look para o primeiro encontro é sempre uma dor de cabeça. Mas, em primeiro lugar, é importante vestir algo que a faça sentir bem, segura e confiante, para que essa questão não seja mais uma na sua lista de preocupações. Seja você mesma e leve uma roupa casual e confortável.

Não mostre que está nervosa

Sabemos que é difícil, mas há que tentar. Se não estiver sempre a pensar que está perante a sua nova paixão, fará com que o encontro perca muita pressão. Pense que são apenas duas pessoas que se estão a conhecer e alivia a ansiedade em si mesma. Mantenha a cabeça fria e vai ver que tudo sai muito mais naturalmente.

Saiba que é maravilhosa

Em algumas situações, treinar demais o que quer ou não dizer pode fazer com que as coisas corram totalmente ao lado do que estava à espera. Portanto, seja apenas você mesma e deixe as coisas fluir de forma natural. Mas é, sim, importante que se prepare e que tenha um discurso consigo mesma. Recorde a si mesma que é uma pessoa bonita e com valor e que tem de encontrar alguém que a veja tal e qual como é. Ter um discurso inspirador e confiante consigo mesma é um passo importante para que transpareça confiança para fora. E é preciso acreditar no que diz!

Recorde-se que a outra pessoa também é humana

Sim, a outra pessoa irá estar, muito provavelmente, tão nervosa quanto você. É importante que entenda que se está a encontrar com um ser humano tal e qual como você, que também tem sentimentos, inquietações e inseguranças. Por vezes é difícil vermos isto quando estamos apaixonadas ou muito nervosas em causar uma boa impressão.

Seja fiel a si mesma

Por último, mas não menos importante, seja fiel a si mesma. Mostre a sua verdadeira essência e não tente esconder o que é. Se a pessoa for a correta, vai gostar de si tal e qual como é, sem medos ou receios. Portanto, nunca finja ser alguém que não o é.