Antes de cortar o cabelo em casa, é isto que tem de saber

iStock-1158407483(1)

Há mais de um mês que estamos fechadas em casa. O cabelo começa a crescer, a tinta começa a sair e damos por nós sem saber muito bem o que fazer dele. Mas saiba que há coisas que não deve mesmo fazer em casa, especialmente no que diz respeito a disfarçar os brancos, e uma das sugestões para mudar de look é mesmo fazer uma franja. Mas será que sabe que cuidado deve ter ao cortar o cabelo em casa?

Bem sabemos que uma larga camada da população já cedeu à tentação de cortar o cabelo em casa. Seja apenas umas pontas ou um corte mais drástico, seja devido à própria quarentena ou apenas para aproveitar para testar habilidades (e, verdade seja dita, ninguém nos vai ver de qualquer das formas), a verdade é que já várias pessoas o fizeram. Ou, por outro lado, raparam o cabelo aos companheiros também.

Mas existem alguns conselhos que deve seguir antes de tomar esta decisão. Fique atenta, caso o queira fazer, ou confira agora os erros que pode já ter cometido caso tenha cortado o seu cabelo em casa.

Pense cuidadosamente sobre o assunto

Pondere bem sobre todos os ângulos da questão. Precisa desesperadamente de o fazer, ou apenas quer experimentar os seus dotes? Quão drástica pode ser a mudança que está a pensar fazer? Vai arrepender-se? Pondere bem sobre todas estas questões e tome uma decisão.

Procure dicas por parte de especialistas

Se a decisão for positiva, então informe-se devidamente. Fale com a sua cabeleireira habitual, vá a sites especializados ou assista a tutoriais. Mas, atenção, há muitos vídeos na Internet que não são feitos por especialistas e que, inclusive, correram mal. Procure informar-se da melhor forma possível e escolha a informação que mais a pode ajudar: seja pelo seu tipo de cabelo ou pelo corte que pondera fazer.

Tenha à mão as ferramentas necessárias

Não está à espera de cortar o cabelo com a tesoura da cozinha, certo? É que nem todas as tesouras servem para cortar o cabelo e podem, até, danificá-lo, como por exemplo cirando pontas duplas nos seus fios. Informe-se igualmente sobre os materiais necessários e como os pode adquirir em casa, caso não os tenha.

Evite fazer uma mudança drástica (pelo menos de início)

Primeiro, opte por uma mudança pequena, como cortar apenas as pontas do cabelo e ver se corre bem. Aconselhamos que não se arrisque, de imediato, a fazer um corte muito diferente. Teste os materiais e também a sua aptidão. Se se sentir muito confiante, pode tentar ser mais arriscada, mas tenha sempre bastante cuidado e atenção ao que está a fazer.

Cuidado com a zona da franja

Esta é uma das partes mais visíveis do seu cabelo, sendo a zona da frente, que envolve a cara e que é necessário ter mito cuidado ao cortá-la. Dê uma margem razoável ao corte, para que não aconteça como muitos vídeos na internet, em que a franja fica acima da linha das sobrancelhas, ou completamente desalinhada.