Quem é antiga bailarina de Celine Dion que vai apresentar a Eurovisão

Petra Mede e Måns Zelmerlöw apresentam a Eurovisão
Petra Mede e Måns Zelmerlöw apresentam a Eurovisão

Chama-se Petra Mede e é considerada uma das melhores – ou a melhor – comediante sueca da atualidade. Com 46 anos, é ela quem vai apresentar o Festival Eurovisão deste ano, que se inicia esta terça-feira à noite com a primeira de duas semifinais (a segunda é na quinta-feira) e termina no sábado. Ao seu lado vai ter Måns Zelmerlöw, que representou o país e venceu a Eurovisão em 2015 com ‘Heroes’.

Mas, afinal, quem é a mulher que vai comandar a emissão do maior certame musical europeu no palco do Ericsson Globe, em Estocolmo? Mede nasceu em Estocolmo, no mês de março, cresceu em Gotemburgo e mudou-se para Paris. Foi na capital francesa que a então bailarina de dança contemporânea fez parte do corpo de bailado de Celine Dion. A sua carreira terminou mais cedo do que previa. Uma lesão nas costas não lhe deu tréguas.

A passagem por França deu os seus frutos quando regressou à Suécia. Foi tirar um curso de francês na Universidade de Estocolmo e começou a trabalhar como guia turística. Terá sido esta atividade que “a ajudou a descobrir que tinha talento para falar em público”, lê-se na página oficial da Eurovisão.

“Os espectadores europeus vão reconhecê-la depois da sua performance em 2013″

Casada com Mattias Günther e mãe de uma menina de quatro anos, esta não é a primeira vez que Petra Mede é chamada a conduzir a gala onde, desta vez, vão desfilar 42 canções: já o tinha feito em 2013, quando o concurso também se realizou na Suécia – na cidade de Malmö. Martin Österdahl, produtor executivo da Eurovisão, congratula-se com a escolha. “Os espectadores europeus vão reconhecê-la depois da sua performance em 2013″, disse, referindo-se não só à apresentação mas também ao curto espetáculo de comédia que protagonizou no intervalo da final de há três anos.

Quando o seu nome foi anunciado, Petra Mede também não escondeu a sua alegria. “É incrível ter a honra de voltar a fazer parte do Festival Eurovisão da Canção pela segunda vez. É como se nos atrevemos a andar pela primeira vez numa montanha-russa e alguém nos dissesse, enquanto ainda estamos naquele estado de euforia e alegria, ‘podes dar mais uma volta’. Só que agora é ao lado de um rapaz lindíssimo”.

Måns Zelmerlöw respondeu: “A Mede é uma apresentadora extraordinária e uma das pessoas mais deliciosas que conheço”.