Calças desportivas e saltos altos? Eis a tendência antijeans que está a caminho

calças perneira brooke-cagle-LtqHq88wzoY-unsplash(1)
[Fotografia: Brooke Cagle/Unsplash]

Durante décadas, usar calças de fato de treino e saltos altos era tudo menos recomendável. Em bom rigor, essa conjugação ainda não viu a sua reputação ser alterada, mas as novas propostas de calças desportivas vêm, em muito, reinventar e recriar esse conceito. E, diga-se ainda, de aproveitar e integrar tempos recentes.

A tendência, que ganhou eco no street style da Semana da Moda de Paris, arrisca impor-se de tal maneira que pode mesmo emergir como uma corrente anti-jeans, continuando a apostar na versatilidade e no conforto.

Esta aposta acaba por conciliar as peças mais procuradas em tempo de pandemia, as calças de conforto, que ganham aqui renovada vida agora que todos começam a sair, sem exceção de casa, e para regressar ao trabalho ou para as saídas à noite. Reaproveitamentos da pandemia com um toque do glamour pré-covid, porque não?

Leggings com tira para os pés

Foram estrela nos anos 90 e a pandemia fê-los voltar discretamente. Porém, agora podem ser conjugados com vários tipos de sapatos de salto, camisas ou crop tops, blasers e malas a condizer no que mais importa agora explorar: o contraste.

Calças com botões laterais

Quem não se recorda das calças de fato de treino largas, corte a direito e com botões na lateral. Também estão de volta, agora com alguns botões desapertados, umas meias statement por baixo, uns stilettos e uma mala a condizer. Não recuse à partida calças de cores mais gritantes ou neon. O segredo está em conjugá-las com peças mais discretas, mas sempre uns saltos ou mesmo uns botins.

Calças de fato de treino clássicas

Não, não ponha as calças que comprou de propósito para andar em casa no fundo da gaveta. Nem pensar. A ordem é para as trazer do confinamento para a rua se quiser ser… vanguardista. Aqui a proposta passa por conciliar a informalidade das calças com – claro, saltos altos – partes de cima absolutamente marcantes, com aplicações, se possível. É o contraste no design quem mais ordena. Apenas um alerta: não abuse da cor. Uma provocação de cada vez! Por fim, não receie usar um sobretudo ou casaco icónico para completar este visual.